Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Novo recorde de frio em São Paulo

01/05/2016 às 19:43
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/05/2016 às 11:16

O ar polar atua forte sobre São Paulo e o dia amanheceu gelado em todo o estado. Praticamente todas regiões paulistas tiveram temperaturas um pouco abaixo dos 10°C.

Na cidade de São Paulo, a madrugada de 2 de maio passou a ser agora a mais fria em 2016 até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 10,0°C no Mirante de Santana, na zona norte. O recorde anterior de menor temperatura era de 10,7°C  no dia primeiro de maio.

A temperatura de 10°C desta segunda-feira foi a menor no Mirante desde 14/08/2014 quando a temperatura mínima foi de 9,0°C. A menor temperatura no ano de 2015 foi 10,6°C em 27 de junho. 

 

 As baixas temperaturas no sul de São Paulo e na Mantiqueira foram favoráveis para a formação de geada. A temperatura ficou abaixo dos 5°C . Veja a previsão para o estado de São Paulo

Confira as menores temperaturas no Sudeste

 

 

Frio, sol e ar seco

Como já era esperado, o ar polar que já estava sobre o centro-sul do Brasil foi reforçado neste domingo. O centro da massa polar (região onde o frio é mais intenso) passa sobre o leste do Paraná e de Santa Catarina nesta segunda-feira, alcança o mar na terça-feira, mas ainda estará muito perto de São Paulo. Nesta situação, o ar frio polar entra com mais força em São Paulo.

 

 

Os paulistas devem enfrentar pelo menos mais duas madrugadas geladas, nesta segunda e na terça-feira. O frio diminui na quarta-feira, quando centro do ar polar estará mais afastado de São Paulo. Temperaturas próximas e abaixo dos 10°C ainda devem ser registradas esta semana no estado de São Paulo. Por causa do frio intenso ao amanhecer, muitas áreas do estado, incluindo a Grande São Paulo, poderão amanhecer com má visibilidade por causa do nevoeiro. Se você tem vôos marcados saindo de São Paulo fique atento para possíveis atrasos por causa do nevoeiro.

 

A presença do ar polar reduz os níveis de umidade no ar. Com o ar mais seco, pouca ou nenhuma nebulosidade se forma no decorrer do dia. A semana segue seca e a qualidade do ar tende a piorar.