Notícias

Destaques Climatempo » Chuva ainda cai forte no centro-norte do Brasil

Nebulosidade sobre o Brasil

Uma frente fria se afasta cada vez do litoral do Espírito Santo e áreas de instabilidade ainda se espalham pelo centro-norte do Brasil. Nuvens muito carregadas continuam crescendo sobre os vários estados e provocam chuva de forte intensidade. Ao longo do mês de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia já registrou 473 milímetros de chuva na região de Brasília, 422 mm aproximadamente na região do Parque estadual Chandless, no Acre, 383 mm Belo Horizonte e 427 mm em Belém.

 

A Zona de Convergência Intertropical ainda mantêm áreas de instabilidade na costa norte do Brasil. As áreas de instabilidade que já provocaram muita chuva em áreas do Norte, do Nordeste , do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil continuam ativas nesta terça-feira. 

 

Depois de vários dias secos, volta a chover sobre a Região Sul do Brasil com a expansão de novas áreas de instabilidade associadas a uma frente fria.

 

mapa-previsao-2302

 

Previsão do tempo para 23/2/2021 - terça-feira

 

O tempo permanece instável na maior parte do Brasil nesta terça-feira, 23 de fevereiro, com quantos condições para pancadas de chuva e raios em quase todas as áreas do país.

 

A previsão é de um dia com predomínio de sol e sem chuva apenas no oeste e norte do Paraná, no sul de Mato Grosso do Sul, no sertão da Bahia, no interior de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba.

 

Na maioria das áreas da Região Norte do Brasil e também no Maranhão, Piauí e Ceará, as pancadas de chuva acontecem várias vezes ao longo do dia, e podem ser fortes.

 

Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, e também na maioria das áreas da Região Sul do Brasil, as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite. A região da Grande Porto Alegre poderá ter pancadas de chuva já pela manhã por causa da passagem da nova frente fria.

 

Atenção! Nova frente fria traz mais chuva para o Sudeste esta semana

 

Alertas meteorológicos para 23/2/2021

 

Esta terça-feira é com alerta para temporais em todo o centro-oeste e norte do Amazonas, no Tocantins, no sudeste do Pará, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no oeste da Bahia, no leste e noroeste de Minas Gerais, na região de Brasília, no norte de Goiás e no nordeste do Mato Grosso.

 

Mas esta terça-feira também é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes em todas as outras áreas da Região Norte do Brasil, no centro-oeste, sul e leste de Mato Grosso, nas demais áreas de Goiás, em todo o centro-oeste e sul de Minas Gerais, no interior do estado do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e também no Vale do São Francisco, na Bahia, no Ceará e nas demais áreas do Piauí de Pernambuco.

 

O estado do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina também ficam em atenção nesta terça-feira para o risco de chuva moderada a forte raios e rajadas de vento intensas.


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.