Notícias

Destaques Climatempo » Ar seco atua na maior parte do Sudeste

O forte bloqueio atmosférico que se configurou em níveis médios da atmosfera vem impedindo o crescimento de nuvens carregadas na maior parte do Sudeste. A semana começou sob a influência de uma forte massa de ar seco sobre o estado de São Paulo, centro e oeste de Minas Gerais que garante um dia com bastante sol e tardes quentes, nestas áreas. As madrugadas ainda estão frias principalmente no interior paulista.

 

Um pouco de chuva

No entanto, a circulação de ar marítimo que se intensificou no fim de semana passado, após a passagem da frente fria continua ativa, principalmente na faixa leste entre o Rio de Janeiro  e o Espírito Santo. As áreas de instabilidade que crescem no mar avançam para o litoral fluminense e capixaba espalhando chuva de fraca a moderada intensidade.

 

 

Nesta terça-feira (27), em Vitória, o dia começa úmido e instável com uma chuva que vai e volta ao longo do dia, mas intercalando períodos de sol. Por causa do excesso de nuvens a temperatura não sobe muito. No oeste do estado, cidades que fazem divisa com Minas Gerais, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha e zona da mata, apesar da grande quantidade de nuvens, não há expectativa de chuva.

 

Na cidade do Rio de Janeiro, a terça-feira começa com névoa e bastante nebulosidade, mas não há previsão de chuva. Somente, o norte fluminense terá pancadas de chuva pela manhã. 

 

Em todo o estado de São Paulo, o predomínio desta massa seca, típica desta época do ano, inibe a chuva. As temperaturas ficam altas no período da tarde e a umidade do ar cai.   

 

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, com o ar mais seco nos próximos dias, a população deve estar atenta aos baixos níveis de umidade. Pelo interior paulista e mineiro, algumas cidades podem registrar índices entre 21% e 30%.   

 

Quando uma alta pressão atmosférica predomina sobre uma região o céu fica com pouca ou nenhuma nebulosidade. Você saber porque os dias típicos de inverno são frios e com céu azul?

Veja aqui: Noites sem nuvens são mais frias? 


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.