Notícias

Destaques Climatempo » Litoral do RJ ainda pode ter chuva fraca

O Grande Rio e o litoral do estado do Rio de Janeiro permanecem com muita nebulosidade nesta quarta-feira. Já choveu em alguns locais pela manhã, inclusive em áreas da capital, e ainda há condições para chuva durante a tarde e à noite, mas a chuva que ocorrer será fraca a no máximo moderada. Pode chover a qualquer hora, mas não há expectativa de que chova forte como ontem.

Na cidade do Rio de Janeiro, segundo o Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, entre 9h da terça e 9h desta quarta-feira choveu 33,6 mm no bairro de Santa Cruz, 23,8 mm em Piedade e 22,4 mm em Jacarepaguá (estrada Grajaú).

No mesmo período, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 65,8 mm em na região do Parque Nacional de Teresópolis.

Não há previsão de chuva para a Região Serrana nesta quarta-feira e nem nas outras áreas do interior fluminense, apesar da presença de muitas nuvens em alguns momentos.

Confira a previsão para o estado do Rio de Janeiro

 

 

 

 

Litoral instável

Para a quinta-feira, a previsão ainda é de muita nebulosidade litoral do estado do Rio, mas com períodos de sol ao longo do dia. Porém, pode chover fraco no fim da tarde e à noite.

O que provoca a chuva são nuvens baixas que avançam do mar para o continente. Estas nuvens estão se formando em muitas áreas da costa da Região Sul e do Sul por causa do grande fluxo de ar úmido e frio que está vindo do mar.

Há uma grande e forte massa de ar origem polar influenciando a área oceânica desde a região de Buenos Aires, na Argentina, até o litoral do Espírito Santo, no Brasil. Este ar frio e úmido facilita a formação das nuvens baixas sobre o mar e que são levadas pelos ventos do mar para perto do continente.

 

Temperatura amena

A presença constante do ar frio de origem polar sobre o estado do Rio de Janeiro nos próximos dias vai evitar que a temperatura suba muito. As madrugadas ficam amenas e até frias nas cidades serranas.

 

Mar agitado

Os ventos moderados e constantes gerados pela grande massa de ar polar que influencia a costa do Sul e do Sudeste nos próximos dias fazem com que o mar fique um pouco agitado. A altura das ondas nesta quinta-feira ainda fica em torno de 1,0m, mas a tendência é de elevação de sexta-feira para sábado. Durante o sábado, o mar deve ficar bastante agitado, com ondas que podem chegar aos 2,0m.

 


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.