Notícias

Destaques Climatempo » Alta pressão se intensifica sobre o Brasil

A redução da chuva sobre o Brasil nesta época do ano é muito comum. Uma das principais características do inverno no país é o tempo seco. A chuva diminui muito até sobre a Região Norte.

 

Essa mudança no padrão de chuva está fortemente relacionada com a intensificação de grandes e fortes sistemas de alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil. Sistemas de alta pressão atmosférica causam a subsidência do ar (ou movimento subsidente do ar), um movimento de cima para baixo que deixa o ar mais seco e inibe a formação e o crescimento das nuvens. Por isso as condições para chuva diminuem. Esta situação é muito comum nesta época.

 

Entenda o que é a subsidência do ar

 

Nos próximos dias, com a intensificação de alta pressão atmosférica sobre o Brasil, as condições para chuva diminuem muito. O mapa mostra a estimativa da chuva no país nos próximos 15 dias, até 7 de julho. Confira como deve ser a chuva sobre o Brasil neste período.

 

 

 

 

Saiba os efeitos da alta pressão e da baixa pressão atmosférica

 

 


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.