Notícias

Destaques Climatempo » Semana de pouca chuva no Sudeste

Frente fria

A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste fez o verão terminar com chuva forte em vários locais dos quatro estados. Cidades do Rio de Janeiro e do Espírito Santo ficaram na lista dos 10 maiores volumes de chuva no Brasil entre do dia 19 e 9h do dia 20 de março, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Mas marca da primeira semana do outono de 2017 no Sudeste não será a chuva forte. A tendência é de diminuição das condições para chuva de forma geral.

Tecnicamente a frente fria já alcançou o Espírito Santo e nesta terça-feira, 21 de março, começa a se afastar para do Sudeste, na altura do litoral capixaba.

Nesta terça-feira, a chuva fica concentrada sobre o oeste e norte de Minas Gerais e sobre o norte do Espírito Santo. Para o restante do Sudeste a previsão já é de um dia sem chuva. Algumas áreas como o leste São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, o estado do Rio de Janeiro, a Grande Belo Horizonte e a zona da mata mineira podem amanhecer céu nublado, mas apenas por causa da formação de névoa.

 

O mapa mostra a estimativa de chuva para o Sudeste até o dia 25 de março. Os maiores (em verde claro)  volumes acumulados nos período de 5 dias podem ficar entre 70 a 100 mm apenas no noroeste de Minas Gerais. Na maioria das áreas do Sudeste,  o total de chuva estimado para 5 dias não passa dos 50 mm

 . 

 

No decorrer da semana, as condições para chuva diminuem também no Espírito Santo e sobre o norte e oeste de Minas Gerais. A primeira semana do outono será marcada por pouca chuva no Sudeste. Confira mais explicações no vídeo.

 

 

Noites frescas

A pouca nebulosidade durante a noite e presença de ventos frios de origem polar vão manter as noites frescas sobre a maioria das áreas do Sudeste. Nas cidades serranas, os termômetros devem marcar temperaturas entre 10°C e 15°C.

 


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.