Notícias

Destaques Climatempo » Inverno de 2017 começa com clima típico da estação no BR

O outono de 2017 se despede com uma forte massa de ar polar influenciando toda a Região Sul do Brasil, parte do Centro-Oeste, do Sudeste e da Região Norte. Mas o frio mais intenso sai do país no primeiro dia do inverno que começa oficialmente na madrugada desta quarta-feira, 21 de junho, à 1h24, pelo horário de Brasília.

 

 

Inverno começa com frio menos intenso

O primeiro dia do inverno de 2017 terá várias características típicas da estação no Brasil: tem frio, geada, ar seco, sol e também chuva.  O resfriamento desta nova massa de ar polar começou a ser sentido no Brasil no dia 19 de junho. Na madrugada de 20 de junho, o centro da massa polar, que é a região mais fria, passou sobre o Rio Grande do Sul causando um resfriamento intenso em muitas áreas da Região Sul, que voltou a registrar temperaturas abaixo de zero.

Esta massa polar chegou ao país com forte intensidade, mas o ar gelado não consegue se espalhar mais pelo interior do Sudeste e do Centro-Oeste.

 

 Foto: Eraldo Torres/ ANPr

 

O centro da massa polar segue para o mar e atinge a costa da Região Sul na madrugada de 21 de junho, a primeira do inverno. O frio mais intenso sai do interior da Região Sul, mas a madrugada e o amanhecer do dia 21 de junho ainda serão bastante frios no Sul do Brasil. Ainda há condições para geada e temperaturas abaixo de zero, mas não em tantos locais como ocorreu no amanhecer do dia 20 de junho.

 

A primeira madrugada do inverno de 2017 ainda será fria em Mato Grosso do Sul, no centro-oeste e sul de Mato Grosso, em Rondônia e no Acre, mas as temperaturas não ficam tão baixas como no dia 20. No Sudeste, o frio da primeira madrugada do inverno será ameno. Não há expectativa de geada e nem de temperatura abaixo de 10°C.

 

Tempo seco

O primeiro dia do inverno de 2017 será com uma das características mais típicas da estação: tempo seco. A maioria das áreas do país terá um dia com sol e sem condições para chuva. Há previsão de chuva fraca para as próximas do litoral do Paraná e de toda a Região Sudeste. A chuva pode cair moderada a forte no norte da Região Norte e também em áreas do leste do Nordeste. Mas o inverno é época de chuva nestas regiões.

 

 

 

 

Previsão para o inverno 2017 no BR

 

Ranking do frio abaixo de zero

A forte massa de ar polar que fechou o outono de 2017 avançou intensa sobre o Mato Grosso do Sul, sobre o oeste e o sul de Mato Grosso e chegou com força também a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas provocando a friagem mais forte deste ao até agora. As capitais Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Porto Alegre registraram suas menores temperaturas do ano até agora com esta massa polar

 

Com 12 cidades do Sul do Brasil com temperaturas abaixo de zero no dia 20 de junho e a marca de 4,4°C negativos em São José dos Ausentes (RS), esta massa de ar polar pode ser considerada a segunda mais intensa deste ano que passou pelo Brasil em 2017. A mais forte massa polar até agora foi a que passou pelo país nos últimos dias de abril deixando a temperatura abaixo de zero em 39 cidades no seu período de atuação, com a marca mais baixa de 4,9°C abaixo de zero no dia 28 de abril.

 

Veja como está o ranking do frio abaixo de zero em 2017.

 

 

 

  

O termômetro do Ranking do Frio no Brasil 2017 só marca temperaturas abaixo de zero. Quanto mais frio, mais negativo, mais para baixo. As temperaturas negativas ficam do lado direito do termômetro, no meio a data e do lado esquerdo, a quantidade de locais que registraram temperaturas abaixo de zero. São consideradas as medições feitas pelo INMET* e pelo EPAGRI/CIRAM*, que podem ser facilmente verificadas por qualquer pessoa que tenha acesso a internet.

Este termômetro será atualizado sempre que ocorrer alguma temperatura abaixo de zero medida por estas instituições.

 

*EPAGRI -  Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

 


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.