Perigo: Ciclone extratropical no Sul e nova frente fria colocam Sudeste em alerta
Grau do alerta:
Perigo
Vitor Takao Suganuma
08/12/2025 às 16:46

2 min de leitura
Vigência do Alerta
08/12/2025 (16h:00) até 10/12/2025 (23h:00)
O processo de formação e deslocamento de um novo ciclone extratropical, previsto entre o final desta segunda-feira e a madrugada de terça-feira (09), vai impactar o tempo na Região Sudeste nos próximos dias. Embora o centro do sistema atue sobre o Sul do Brasil, sua influência será sentida no Sudeste por meio de ventos fortes, mudança brusca no padrão atmosférico e pela atuação de uma nova frente fria, responsável por organizar áreas de instabilidade de forte intensidade.
A circulação associada ao ciclone deve impulsionar rajadas de vento moderadas a fortes sobre o estado de São Paulo, o centro-sul e leste de Minas Gerais e também sobre o Rio de Janeiro. As rajadas mais intensas devem ocorrer entre terça (09) e quarta-feira (10), especialmente durante a passagem da frente fria. Em cidades do litoral e das serras, os ventos podem exceder 70 a 90 km/h.
Essa intensidade é suficiente para causar queda de galhos e árvores, destelhamentos localizados, interrupções temporárias no fornecimento de energia e transtornos operacionais em áreas portuárias e na navegação costeira.
A frente fria que se forma associada ao ciclone deve avançar rapidamente e organizar instabilidades sobre o Sudeste. A partir da tarde desta terça-feira (09), há risco de chuva forte e até mesmo temporais acompanhados por raios, rajadas de vento, queda de granizo e pancadas intensas em curto intervalo de tempo. As condições são propícias a alagamentos, enxurradas e transtornos, especialmente em áreas urbanas vulneráveis.




