Perigo: Formação de Ciclone Extratropical coloca o Sul do Brasil em alerta para transtornos
Grau do alerta:
Perigo
Vitor Takao Suganuma
08/12/2025 às 15:07

2 min de leitura
Vigência do Alerta
08/12/2025 (15h:00) até 10/12/2025 (23h:00)
VENTOS MUITO FORTES — ATÉ 120 KM/H, PERSISTINDO ATÉ A PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (11)
Ao longo de terça (08), quarta (09) e até a quinta-feira (11), o ciclone mantém sua circulação próxima da costa e continuará impulsionando rajadas que podem ultrapassar os 90 km/h, com potencial para atingir 120 km/h em algumas localidades.
Esses ventos podem ocorrer mesmo fora dos períodos de chuva, aumentando o risco de quedas de árvores e postes; destelhamentos; danos em estruturas expostas; interrupções prolongadas no fornecimento de energia, agitação marítima, risco costeiro e ressaca nas praias.
A persistência das rajadas ao longo de vários dias torna o cenário ainda mais perigoso.
CHUVA FORTE E VOLUMOSA — RISCO DE ACUMULADOS E TRANSTORNOS ATÉ A QUARTA-FEIRA (10)
Já a chuva forte, embora presente, terá um período de atuação mais curto do que o vento. Já a partir de terça (08), áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná podem registrar pancadas intensas acompanhadas por raios, rajadas de vento e pontual queda de granizo. O risco segue bastante elevado para alagamentos rápidos; enxurradas; elevação repentina de córregos e rios; deslizamento em encostas.
O período mais crítico para chuva será entre terça (08) e quarta-feira (10). Após quarta, a tendência é de diminuição gradual dos acumulados, embora o vento continue forte por mais tempo.


