Temporais e altos volumes de chuva ameaçam MS, SP e principalmente o Paraná
Grau do alerta:
Perigo
Vitor Takao Suganuma
11/12/2025 às 16:44

1 min de leitura
Vigência do Alerta
12/12/2025 (12h:00) até 14/12/2025 (23h:00)
A partir desta sexta-feira (12), a intensificação de uma nova área de baixa pressão sobre o Paraguai volta a intensificar o fluxo de calor e umidade vindo da região Norte do Brasil. Esse padrão cria condições favoráveis ao desenvolvimento de grandes áreas de instabilidade sobre áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e, com maior impacto, praticamente todo o estado do Paraná.
As regiões afetadas podem registrar temporais, acompanhados por fortes rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo. A projeção de volumes elevados de chuva aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e outros transtornos, especialmente entre o interior paulista, o sul de Mato Grosso do Sul e praticamente todo o território paranaense.
O cenário é mais crítico no oeste do Paraná, onde os acumulados podem alcançar entre 150 e 200 mm até a noite de domingo (14). A combinação de calor, umidade e dinâmica atmosférica também pode favorecer a formação de linhas de instabilidade, microexplosões e até mesmo tornados isolados, não sendo possível descartar eventos de tempo severo na região.
A Climatempo reforça a importância de acompanhar atualizações frequentes da previsão.
Outros alertas ativos
Previsão para sua cidade
Veja aqui!
Previsão Brasil (12/12): calor intenso e risco de temporais com alerta de perigo

Tempo segue instável de norte a sul do Brasil

Interior do Nordeste segue quente e seco, com baixa umidade e calor intenso nos próximos dias
