Frente fria aumenta a chuva em GO, MG e ES

29/02/2016 às 23:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva de fevereiro ficou 85% abaixo da média em Vitória

A presença de frentes frias próximas ao litoral do Espírito Santo e do Rio De Janeiro vão estimular áreas de instabilidade sobre estes estados, mas também sobre Minas Gerais, Goiás e outras áreas do Centro-Oeste.

A expectativa é de que chova com mais regularidade nos primeiros 10 dias de março.

 

 

 

Chuva abaixo da média

A chuva é mais do que bem vinda, pois em fevereiro choveu menos do que a média normal em quase todo o Centro-Oeste, na maioria das regiões de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo.

Em Vitória, capital do Espírito Santo, fevereiro de 2016 teve apenas 12,1 mm e pode ser considerado um dos cinco fevereiros mais secos pelo menos desde o início dos anos 1990.

Em Belo Horizonte só escapou de ter um dos fevereiros mais secos desde o início da década 1960 por causa de um temporal de 85 mm que caiu em meados do mês. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou chuva em 8 dos 29 dias de fevereiro de 2016.

A frente fria que já provocou muita chuva no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro chega ao Espírito Santo, mas enfraquecida. Mesmo assim, vai levar chuva para o estado. Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim.

 

 

 

 

Em Brasília, a chuva de fevereiro ficou 60% abaixo da média e em Goiânia, 27% do normal. As capitais Cuiabá e Campo Grande terminaram o mês com chuva dentro ou ligeiramente acima da média.

 

Muita chuva em MS

O centro-sul de Mato Grosso do Sul é das poucas regiões do Centro-Oeste que terminou fevereiro com chuva acima do normal. As pancadas de chuva vão continuar nos próximos dias e podem ser fortes.

Para Mato Grosso, onde está faltando chuva, a expectativa é de que também ocorram pancadas de chuva mais frequentes neste início de março.

Os mapas mostram a previsão do volume de chuva estimado para o Brasil nos próximos 10 dias. As manchas em verde mais intenso indicam acumulados de chuva da ordem de 100 mm ou mais.

 

 

 

 

undefined

undefined

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

29°
max

35mm / 90%

São Paulo - SP

21°
min

30°
max

25mm / 80%