Brasil esfria mais até o fim de abril

27/04/2017 às 19:52
por Josélia Pegorim

Atualizado 27/04/2017 às 20:00

Oferecimento
Entenda porque esfriou tanto no fim de abril

Uma forte massa de ar de origem polar chegou ao Brasil e fez a temperatura cair muito no dia 27 de abril de 2017 na Região Sul, em parte do Sudeste, do Centro-Oeste e até do Norte do Brasil. O frio se prolonga até o início de maio, mas o máximo da atuação desta massa polar deve ocorrer nos dias 28 e 29 de abril.

 

 

Por que esfriou tanto?

Durante a madrugada do dia 27 de abril, a porção mais fria (o centro) desta massa polar avançou para a região entre o norte da Argentina, o norte do Paraguai e o sul da Bolívia, o que fez com que o ar frio chegasse com mais força e facilidade ao Sul e ao Centro-Oeste do Brasil. O centro de uma massa de ar polar nesta posição também faz com que o ar frio chegue ao Acre, Rondônia e ao sul do Amazonas.

Pela primeira vez em 2017, a Região Sul teve temperatura abaixo de zero.

 

Para onde vai o ar polar nos próximos dias? Até quando teremos o frio intenso? Confira as explicações no vídeo.

 

 

 

 

Recorde de frio em capitais do Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte 

 

Ar polar continental

Todos os anos, alguns centros de ar frio fazem uma trajetória pelo interior do continente (continental) e alcançam o norte da Argentina e Paraguai. Mas a maioria dos centros de ar polar que chegam a América do Sul passam pelo centro-sul da Argentina e depois seguem para o oceano influenciando o Brasil com menos força. Ao ar polar que chega ao Brasil pelo caminho continental é bastante seco e tem maior poder de resfriamento. Massas polares continentais provocam em geral frio mais intenso do que massas polares marítimas.

 

 

Frio puxa chocolate? Conheça cidades com fábrica e fazenda de chocolate no Brasil

 

 

Pode esfriar mais este ano?

Sim! Esta foi apenas a primeira massa de ar polar forte que chegou ao Brasil neste outono. Até o fim do inverno, outras massas de ar frio vão avançar da Antártica para a América do Sul e chegar ao Brasil. Algumas também serão continentais e até mais intensas do que esta do fim de abril de 2017. A passagem do ar polar esfria e seca a atmosfera, o que reduz a possibilidade de chuva. Isto é normal no outono/inverno. 

No decorrer do outono/inverno, as atmosfera sobre a América do Sul esfria naturalmente porque a o Sol aquece cada vez menos o Hemisfério Sul. Ao mesmo tempo, o Hemisfério Norte vai esquentando até chegar o verão.  O inverno (verão) no Hemisfério Sul (Norte) começa oficialmente no dia 21 de junho, à 1h24, pelo horário de Brasília

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%