Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão do clima em SP no outono 2022

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

 

O outono de 2022 tem início no dia 20 de, às 12h33, pelo horário de Brasília, e se estende até às de 21 de junho.

 

O outono de 2022 ainda terá influência do fenômeno La Nina, que se intensificou durante o verão. O fenômeno La Nina fez com que várias convergências de umidade se organizassem na porção norte da Região Sudeste do Brasil fazendo com que a chuva caísse com mais frequência e volume em áreas do centro norte e leste de Minas Gerais, sobre o Espírito Santo e também sobre o norte do estado do Rio De Janeiro.

 

Outono 2022: visão geral para o Brasil

 

 

GettyImages-1218849373 (1)

Foto: Getty Images

 

Outono com La Niña


A continuidade do fenômeno la Nina durante o outono continua desfavorecendo a chuva sobre o estado de São Paulo.


No primeiro mês da estação, o padrão de temperatura do Oceano Atlântico Sul vai fazer com que as frentes frias passem principalmente de forma oceânica, proporcionando volumes de chuva acima do normal no litoral paulista. As primeiras ondas de frio, com potencial para causar queda de temperatura bastante acentuada, devem chegar no decorrer da segunda quinzena do mês de maio.

 

Previsão para o outono de 2022 em SP

 

Na segunda quinzena de março, que são as duas primeiras do outono, o estado de São Paulo terá eventos de chuva forte com a passagem de duas frentes frias. Essas frentes trazem massas de ar frio de origem polar com potencial para causar queda de temperatura bastante acentuada. A região da Grande São Paulo, e outras áreas no leste do estado, vão ter alguns dias com sensação de frio, embora a temperatura não fique tão baixa.

 

Abril


O mês de abril terá pouca chuva no estado de São Paulo. As frentes frias passam rápido pelo litoral paulista, sem conseguir estimular muita instabilidade pelo interior do continente. Mas o mês de abril é de alerta para o litoral paulista, para eventos de chuva volumosa, acima do normal para esta época do ano.


Não há previsão de frio intenso para o estado de São Paulo em abril, mas o excesso de umidade e de nuvens no leste do estado vão trazer dias com baixa insolação e sensação de frio. O céu nublado e a presença de ventos frios sobre a Grande São Paulo também vão deixar a região com sensação de frio em alguns dias de abril.

 

 

Maio


Durante o mês de maio chegam as primeiras ondas de frio de forte intensidade sobre o estado de São Paulo. Naturalmente as quantidades de chuva para este mês já são baixas. A chuva de maio de 2022 ficará concentrada em poucos dias do mês, causadas pela passagem de frentes frias. A previsão é de que o mês termine com menos chuva do que o normal em praticamente todo o estado.
O litoral ainda pode ter chuva volumosa em alguns dias.


Atenção para a segunda quinzena de maio, quando fortes ondas de frio passam pelo estado derrubando a temperatura. É na segunda quinzena de maio que a região da Grande São Paulo e outras áreas do estado já poderão registrar temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo dos 10 graus. Porém, a chance de geada ainda é baixa.

 

Junho


O mês de junho pode surpreender com uma quantidade de dias úmidos acima do normal. A passagem de frentes frias e a configuração de ventos pelo interior do país vão fazer com as áreas de divisa entre São Paulo Minas Gerais e Rio de janeiro tenham alguns dias com bastante nebulosidade e chuva. As médias de chuva para junho no estado de São Paulo já são baixas, mas por causa dessa convergência de umidade excepcional, o centro- norte de São Paulo, a região do Vale do Paraíba e a Mantiqueira devem terminar o mês de junho com mais chuva do que a média.

 

Durante o mês de junho, massas de ar frio de forte intensidade passam pelo estado de São Paulo causando acentuada queda de temperatura. É nesse mês que, em alguns dias, o interior de São Paulo já poderá registrar temperaturas abaixo de 5 graus e alguma geada.

 

 

Leia também: Previsão do clima no RJ no outono 2022

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias