O início da segunda quinzena de agosto de 2025 foi marcado por um aumento do calor em estados do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil. Temperaturas entre 37°C e 40°C foram registradas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí. Na região Sudeste, áreas do Triângulo Mineiro, do oeste e norte do estado de São Paulo registraram temperaturas entre 33°C e 35°C no fim de semana.
Novo recorde de calor em Cuiabá
A temperatura mais alta no país registrada no fim de semana de 16 e 17 de agosto foi em Cuiabá. Na tarde do domingo, 17 de agosto, a temperatura chegou aos 40,0°C, na medição automática, e aos 39,4°C na medição manual de temperatura máxima feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia. A marca de 40,0°C é agora o novo recorde de calor para 2025 em Cuiabá. O recorde anterior de maior temperatura deste ano 38,2°C no 1 de agosto.
Cuiabá se tornou a segunda capital brasileira a atingir o dígito de 40°C este ano. Até o momento, a capital mais quente em 2025 é o Rio de Janeiro, que registrou 41,3°C em 17 de fevereiro. Porto Alegre já chegou aos 39,8°C, em 11 de fevereiro.
Calor aumenta no Brasil nos próximos dias
Esse é apenas o início de um período bastante quente que o Brasil vai viver nos próximos dias. A partir do dia 20 de agosto vamos entrar num período de veranico em parte do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do país. Temperaturas entre 38°C e 40°C voltam a ser observadas em muitas áreas do Centro-Oeste, do Norte e do interior do Nordeste. Porém, a Climatempo prevê que o calor aumente também esta semana no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no noroeste do Paraná, onde as temperaturas poderão até superar um pouco a marca dos 35°C.
Um impacto importante deste aumento do calor será o de deixar o ar muito seco e de aumentar o risco para a propragação dos focos de fogo.
São Paulo com mais de 30°C
A região da Grande São Paulo vai sentir o efeito do veranico e terá uma grande elevação da temperatura esta semana. A Climatempo está prevendo que a cidade de São Paulo tenha calor entre 30°C e 33°C, entre quarta, 20, e sábado, 23 de agosto. A tarde mais quente deve ser a sexta-feira, 22 de agosto, com previsão de 33°C.
A última vez que a temperatura alcançou ou superou o dígito de 30°C na capital paulista foi nos dias 1 e 2 de abril, com 30,1°C e 31,8°C respectivamente, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia .
Semana termina com grande frente fria
O período de veranico será interrompido sobre parte do centro-sul do Brasil a partir do próximo sábado, 23 de agosto, quando uma grande e forte frente fria já estará influenciando o Rio Grande do Sul. Entre os dias 24 e 26 de agosto, o ar frio de origem polar desta frente fria vai causar brusca queda da temperatura no Paraná, mas apenas em parte dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Acompanhe as atualizações das condições do tempo para todo o Brasil no site da Climatempo e nas nossas redes sociais.