A nebulosidade diminuiu e a chuva ficou escassa na cidade do Rio de Janeiro. O sol forte ganhou espaço e o resultado foi a rápida elevação de temperatura. Desde o início de fevereiro, o Rio de Janeiro tem estado entre as três capitais mais quentes do país. Nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, a temperatura chegou aos 37,6°C, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, fazendo do Rio a capital mais quente do Brasil.
Alta pressão atmosférica
O aumento do calor no na cidade e no estado do Rio de Janeiro não tem nada a ver com a onda de calor que está influenciando o Rio Grande do Sul, onde as temperaturas têm passado dos 40°C.
No caso do estado do Rio de Janeiro, a intensificação de um sistema de Alta pressão atmosférica sobre parte da Região Sudeste do Brasil causou a diminuição de nebulosidade e das condições de chuva, o que facilitou a elevação da temperatura. Além disso, não tem havido influência do ar fresco das frentes frias.
Mais calor até a sexta-feira
O calor pode aumentar no Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira com possibilidade de novo recorde de calor para este ano. até o momento, a maior temperatura registrada na cidade do Rio foi de 38,7°C, nos dias 20 e 21 de janeiro
Nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, o sol forte predomina na maioria das áreas do estado do Rio de Janeiro. Há previsão de chuva passageira apenas nas cidades no sul fluminense.
Na cidade do Rio, a quinta-feira promete ser mais um dia ensolarado e quente, com temperatura à tarde em torno dos 38°C.
A sexta-feira ainda promete ser de bastante sol e calor e a temperatura na cidade do Rio vai chegar novamente a marcas em torno dos 38°C os 39°C. A aproximação de uma frente fria pelo mar e volta a trazer condições para pancadas de chuva isoladas no fim do dia na região Serrana e na Baixada Fluminense, mas sem potencial para temporais. Não há previsão de chuva para a capital e nem para as demais regiões fluminenses.
Possibilidade de chuva no fim de semana
O fim de semana ainda será com muito sol e calor em todas as regiões do estado do Rio, mas a passagem da frente fria em alto-mar faz com que o vento marítimo se intensifique. A umidade aumenta e mais nuvens vão se formar, podendo ocorrer algumas pancadas de chuva no fim do dia, principalmente no domingo. Estas pancadas poderão ocorrer também na cidade do Rio de Janeiro, mas serão isoladas e passageiras.
Com a passagem da frente fria também ocorre uma queda da temperatura, mas o fim de semana ainda será abafado e quente, com temperaturas máximas de 34°C a 35°C na capital.