O mês de maio segue marcado por ausência de chuva em boa parte do Brasil. Um novo bloqueio atmosférico, associado a um sistema de alta pressão, se estabelece sobre o Sul do país a partir desta quarta-feira (14) e impede o avanço de frentes frias sobre os estados do centro-sul até meados da próxima semana.Esse padrão mantém o tempo firme e ensolarado, dando início ao segundo veranico do mês no país — um período mais prolongado de estiagem e temperaturas elevadas em pleno outono.
Tardes quentes, mesmo com manhãs frias
Apesar das manhãs ainda mais frias em algumas áreas, as tardes já voltam a ser marcadas por calor acima da média. Até pelo menos o dia 20 de maio, a expectativa é de temperaturas até 5°C acima do normal para esta época do ano em muitas cidades áreas em vermelho no mapa, sendo classificado como veranico. O tempo seco predomina, com baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no interior do Sudeste e no Centro-Oeste. Para áreas em laranja no mapa as temperaturas ficaram acima da média, variando entre 3ºC a 5ºC não entrando no limiar de veranico. Mas ainda assim, acima do normal para época.

Figura 1 – Mapa de temperaturas acima da média nos próximos dias. Fonte: Climatempo.
Destaques de temperatura para sexta-feira (17)
Na sexta-feira, o calor se destaca principalmente no interior de São Paulo, com máximas de 30°C em Ibirá, Terra Roxa e Pitangueiras, e 29°C em Votuporanga e Sertãozinho. No Paraná, cidades como Querenciado do Norte, Tamboara e Cidade Gaúcha devem atingir os 28°C, enquanto no Rio Grande do Sul, Montenegro, São Leopoldo e Esteio marcam até 27°C. As maiores temperaturas do dia, no entanto, ficam concentradas em Mato Grosso do Sul, com 32°C registrados em Corumbá, Anastácio, Ladário e Aquidauana.
Calor persiste no sábado (18)
No sábado, o padrão de calor se mantém e até se intensifica em algumas áreas. Em São Paulo, Ibirá, Pitangueiras e Araçatuba devem alcançar os 31°C. No Paraná, cidades como Querenciado do Norte, Loanda, Floresta e Tapejara seguem com máximas de 29°C. Já no Rio Grande do Sul, o calor persiste em cidades como Itaqui, Uruguaiana e São Borja, também com 29°C. Em Mato Grosso do Sul, as cidades de Ladário, Miranda e Anastácio voltam a registrar 32°C, reforçando o domínio do calor na região.
Mudança à vista no Rio Grande do Sul
Por outro lado, o Rio Grande do Sul poderá ser o primeiro estado a sair desse padrão. A previsão indica a aproximação de uma nova frente fria no final de semana, o que deve quebrar o bloqueio atmosférico sobre o estado e trazer instabilidades e queda de temperatura a partir do domingo (18).