Setembro termina e outubro começa novamente com um padrão de pouca chuva pelo interior do país. Entre esta terça (30) e a quarta-feira (1), os índices de umidade relativa do ar voltam a cair de forma crítica, com valores em emergência.
A qualidade do ar pode ficar comprometida por vários dias consecutivos – com umidade muito abaixo do ideal, acima de 60%, recomendado pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
As 4 capitais, Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT) – entram em estado de atenção para umidade entre 30 e 21% já nesta terça-feira, último dia do mês. Brasília (DF), Palmas (TO), Teresina (PI), ficam em situação de alerta ao longo da tarde com índices entre 21 e 12%. Goiânia (GO), cidades do oeste da Bahia, sul do Tocantins, oeste de Goiás e parte do extremo leste de Mato Grosso, ficam em emergência para umidade abaixo de 12%.
A Climatempo mantém o risco muito alto neste período para queimadas entre o norte de SP, interior e Triângulo de Minas, entre Goiás, Tocantins e Mato Grosso. O tempo muito seco e a falta de chuva significativa também vai chamar novamente atenção sobre o interior nordestino, que continua em situação de ALERTA para queimadas e baixa umidade do ar.
Confira o mapa abaixo com o risco de incêndios para esta terça-feira, 30 de setembro:

10 estados e o Distrito Federal entram em situação de PERIGO para queimadas. Fonte: Climatempo