Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima na cidade de São Paulo, até às 17 horas desta sexta-feira, 9 de janeiro, foi de 33,1°C. Este é o novo recorde de calor para 2026, mas este valor é provisório. Mas o valor da máxima temperatura na capital paulista nesta sexta-feira ainda poderá será maior, pois uma nova verificação será feita às 21horas.
Mais calor no fim de semana
O calor vai aumentar no fim de semana e novo recorde de calor deve ser estabelecido, de forma consecutiva. A Climatempo prevê 34°C para este sábado e no domingo, a temperatura poderá chegar aos 36°C. Na onda de calor da última semana de 2025, a cidade de São Paulo registrou 37,2°C, a maior temperatura para um dia de dezembro e uma das maiores já medidas na capital paulista desde 1943.
Chuva forte
O forte calor facilitou a formação das nuvens carregadas. Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer na tarde desta sexta-feira em diversos locais da capital e da Grande SP. Houve queda de pequenos granizos na zona oeste da capital. Os maiores volumes de chuva registrados nesta sexta-feira ficaram entre 20 mm e 34 mm, na maioria das áreas da Grande São Paulo, muito abaixo dos grandes acumulados observados na quinta, 8, e especialmente na quarta-feira, 7 de janeiro, quando choveu 104 mm na região de Santana, na zona norte da capital paulista. Apenas em Cidade Tiradentes houve um acumulado alto somando 76,5 mm, de acordo com a medição do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Nesta sexta-feira, os maiores acumulados de chuva foram de 34,2 mm na Lapa, 24,4 mm no rio Tietê/Barragem móvel montante, 19,2 mm no Butantã, 17,6 mm na Moóca, 15,0 mm no rio Tietê/Belenzinho, segundo o CGE e a rede telemétrica do Alto Tietê. O Cemaden registrou 25,2 mm em Osasco, entre 15h30 e 16h30.
Mais sol e menos chuva no fim de semana
O fim de semana será marcado por calor intenso e pouca chuva na Grande São Paulo, no litoral e também pelo interior paulista. A maior chance de pancadas de chuva será em regiões próximas ao Paraná, abragendo cidades do oeste, sudoeste e sul do estado de São Paulo.



