A baixa umidade relativa do ar, o calor intenso e a falta de chuva significativa chamaram atenção nos últimos dias em vários estados brasileiros. Na reta final do inverno, uma mudança no padrão de circulação atmosférica pode favorecer algumas pancadas mais pontuais e irregulares entre Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais no decorrer dos próximos dias.
Algumas regiões do centro-norte, oeste e noroeste de Mato Grosso, assim como parte do norte e interior de Goiás, já podem contar com pancadas isoladas durante a tarde desta segunda (15), ao longo da terça (16) e durante a quarta-feira (17). Em São Paulo e Minas, a expectativa é de chuva com raios e não descartando algum granizo pontual, ainda pelo rápido aquecimento, nesta terça – áreas entre o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Zona da Mata de Minas ficam em alerta.
A chance de chuva, pela combinação de calor e umidade, aumenta sobre parte do sul do Pará, algumas áreas do norte do Tocantins e até no Distrito Federal.
Ainda lembrando que não estamos falando em estabilização do período chuvoso. Mas, diferente dos últimos dias, a chance de chover em cidades do Centro-Oeste e parte do Sudeste, por exemplo, aumenta um pouco mais, mesmo que ainda de forma mais pontual. Independente desta condição, a semana será quente ainda com temperaturas chegando aos 40 °C em algumas localidades e umidade baixa, especialmente no Brasil Central.