O amanhecer desta terça-feira, 12 de agosto, foi o mais frio de 2025 até agora em Brasília e em Goiânia. As duas capitais registraram as menores temperaturas deste ano e pelo segundo dia consecutivo.
Em Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 7,6°C. O recorde anterior de menor temperatura deste ano era de 9,9°C, no dia 11 de agosto. Em Goiânia, o recorde de frio em 2025 foi batido com a temperatura mínima de 9,6°C. O recorde anterior de menor temperatura deste ano era de 12,6°C, nesta segunda-feira, 11 de agosto.
Influência da quinta onda de frio de 2025
O resfriamento mais acentuado observado na região do Distrito Federal e de Goiânia, assim como em outras áreas de Goiás, foi efeito da passagem da quinta onda de frio de 2025. Além da presença desse ar frio de origem polar, o efeito da falta de nuvens no período noturno, que acentua a queda da temperatura à noite, colaborou para que ocorressem os recordes de frio.
O ar frio intenso já está saindo do Brasil e a tendência é de gradual aquecimento nos próximos dias. Porém, as noites e as primeiras horas da manhã ainda serão frios.
Menos de 5°C no Centro-Oeste
O frio foi intenso na madrugada e amanhecer desta terça-feira. 12 de agosto, em toda a região Centro-Oeste, com temperaturas entre 2°C e 5°C em várias localidades. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura na região foi de 2,8°C em Rio Brilhante, no sul de Mato Grosso do Sul. Jataí, no sul de Goiás, sentiu frio de 3,7°C. Em Mato Grosso, a menor temperatura foi de 7,7°C, em Alto Araguaia. No total, 45 cidades do Centro-Oeste registraram temperaturas iguais ou abaixo dos 10°C nesta terça-feira.
Secura do ar vai aumentar
Além da queda da temperatura, outro efeito da passagem do ar frio de origem polar é o de deixar o ar ainda mais seco. Baixos índices de umidade no ar, que com frequência atingem valores menores do que 30%, são muito comuns nesta época do ano na região de Brasília e em todo o estado de Goiás.
No decorrer desta semana o tempo continua bastante seco. Níveis de umidade no ar iguais ou abaixo de 20% vão ser observados na região do Distrito Federal e em vários locais de Goiás, incluindo a região de Goiânia.