A aproximação de uma nova frente fria volta a provocar pancadas moderadas a forte no Rio Grande do Sul, acompanhadas de raios e ventos — a partir do meio da manhã, e não se descarta queda de granizo em pontos isolados do interior do estado; na fronteira oeste gaúcha as pancadas podem acontecer a partir do início da manhã. Já, Santa Catarina e Paraná seguem com tempo firme, mas atenção para a baixa umidade do ar no norte e noroeste paranaense durante à tarde.
No Sudeste, o tempo segue firme em toda a Região – o leste e litoral de São Paulo ainda começam o dia com temperaturas mais amenas e céu parcialmente nublado com chance para nevoeiro, enquanto o interior paulista, Triângulo e norte de Minas, teremos a presença do sol forte, calor e umidade baixa à tarde. No extremo sul de Minas Gerais, temperaturas baixas ao amanhecer e chance para geada isolada. A grande São Paulo e região de Belo Horizonte podem registrar umidade abaixo dos 30%, enquanto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo o sol predomina e as temperaturas sobem um pouco mais; a capital fluminense pode começar o dia com nevoeiro.

Risco de baixa umidade para esta quarta-feira, 16 de julho. Fonte: Climatempo
Sem chuva e ar muito seco no Centro-Oeste, o calor se intensifica entre o norte de Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso. À tarde, a umidade do ar entra em alerta, com destaque para o centro-norte sul-mato-grossense, metade oeste de Goiás e, metade sul e leste do Mato Grosso, onde os índices podem ficar abaixo dos 20%.
No Nordeste, a umidade do mar favorece a formação de nuvens carregadas na costa leste, com pancadas irregulares ao longo do dia desde o litoral da Bahia até o litoral do RN, mas que podem ser moderadas em Recife/PE, João Pessoa/PB e Natal/RN. No norte do Maranhão, pode chover com moderada intensidade. Já no interior, sertão e agreste, tempo mais aberto, ensolarado e muito seco – com umidade abaixo de 30%.
No Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical reforça a instabilidade no Amapá. Roraima e a metade norte do Amazonas continuam com tempo instável e risco para pancadas de chuva moderadas a fortes. Também pode chover no norte e no litoral do Pará. O restante da região segue com tempo firme e calor em destaque. Há chance para formação de nevoeiro em toda a faixa leste do Sul do país.