logo
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Ciclone extratropical se afastou do Brasil e não tem mais influência no país

O vento enfraquece bastante, em relação ao sábado, no litoral do Sudeste e da região Sul. Não há mais risco de temporal e nem de ventania no Sul do Brasil.

Josélia Pegorim

08/11/2025 às 19:19

Compartilhar
Imagem da notícia Ciclone extratropical se afastou do Brasil e não tem mais influência no país
Nuvens de uma frente fria se espalham pelo interior do Sudeste e sobre o Centro-Oeste, enquanto o ciclone extratropical desta frente fria está sobre mar, na costa do do RJ

Uma frente fria e um ciclone extratropical se formaram durante a sexta-feira, 7 de novembro de 2025, sobre o Sul do Brasil causando temporais, com muita chuva e ventania e um tornado que causou destruição severa na cidade de Rio Bonito do Sul, no interior do Paraná. No decorrer do sábado, a frente fria avançou pelo interior do Brasil, espalhando nuvens carregadas sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, com temporais e fortes rajadas de vento ocorrendo em vários locais. O ciclone extratropical se deslocou sobre o mar indo para costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Ciclone extratropical se afasta do Brasil neste domingo

Neste domingo, 9 de novembro, a frente fria segue pelo continente e avança sobre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e norte de Goiás, já influenciando a Bahia. Ainda pode chover com moderada a forte intensidade O ciclone extratropical se afasta em alto-mar e sua influência na costa do Sudeste diminui cada vez mais no decorrer do dia. Na madrugada e manhã do domingo, ainda podem ocorrer rajadas de ventos fortes na costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O vento enfraquece bastante, em relação ao sábado, no litoral de São Paulo e de toda a região Sul. Não há mais risco de temporal e nem de ventania no Sul do Brasil.

Onde está o ciclone extratropical?

Durante a tarde do sábado, 8 de novembro, a frente fria avançou sobre o Sudeste e o Centro-Oeste espalhando nuvens carregadas sobre estas regiões, que provocaram nova onda de temporais. Enquanto isso, o ciclone extratropical se deslocou sobre o mar passando pela costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.
É o que pode ser visualizado nesta imagem das nuvens sobre a América do Sul, captada pelo satélite meteorológico GOES 16, às 16h30 de 8/11/25, hora de Brasília, 19h30 UTC. As manchas coloridas são as nuvens. Os núcleos vermelhos indicam áreas com maior potencial para temporais. Parte da banda de nuvens do ciclone extratropical ainda era observada sobre o mar, na costa da região Sul, indicada pela grande mancha verde na costa da região Sul. Por volta das 16 horas (Brasília), aeroportos do Rio de Janeiro estavam com pressão atmosférica entre 1001 hPa e 999 hPa, indicando a influência do ciclone extratropical que se desloca sobre o mar.

Imagem de satélite das 16h30 (Brasília) de 8/11/25: nebulosidade da frente fria é vista sobre Sudeste e Sul do Brasil e do ciclone exttratropical sobre o mar, ao largo da costa do Sul e do Sudeste

Imagem de satélite das 16h30 (Brasília) de 8/11/25: nebulosidade da frente fria é vista sobre Sudeste e Sul do Brasil e do ciclone exttratropical sobre o mar, ao largo da costa do Sul e do Sudeste

Carta meteorológica da Marinha do Brasil , às 12 UTC de 8/11/25 (9h , Brasília) mostra o centro do ciclone extratropical no mar (letra B) entre SC e SP e a frente fria (linha com triângulos azuis) sobre SP e MS. É o mesmo sistema que formou na sexta, 7/11, sobre o Sul do Brasil e se deslocou.

Carta meteorológica elaborada pela Marinha do Brasil mostra posição da frente fria no interior do Brasil e ciclone extratropical na costa de SP e RJ, às 9h de 8/11/25 (12 UTC)

Carta meteorológica elaborada pela Marinha do Brasil mostra posição da frente fria no interior do Brasil e ciclone extratropical na costa de SP e RJ, às 9h de 8/11/25 (12 UTC)

Temporais da formação de ciclone extratropical causam ventos acima de 100 km/h

A frente fria e o ciclone extratropical se formaram durante a sexta-feira, 7 de novembro de 2025, sobre o Sul do Brasil. O processo de formação deste sistema gerou nuvens muito carregadas, do tipo cumulonimbus, que provocaram tempestades com chuva volumosa em pouco tempo e também fortes rajadas de vento. A formação de nuvens cumulonimbus é comum nesta situação e é parte do processo de formação da frente fria e do ciclone extratropical.
As tempestades começaram sobre a região Sul, mas na madrugada e manhã do sábado, 8 de novembro, as nuvens carregadas da frente fria avançaram na direção de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Rajadas de vento de até 100 km/h no Sudeste
As nuvens de temporal e a presença do ciclone extratropical provocaram intensas rajadas de vento em estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste.
Rajadas de vento intensas observadas em 8/11/25 por causa de temporal e da proximidade com ciclone extratropical
100 km/h São João Del Rey (MG)
96 km/h Arraial do Cabo (RJ)
92 km/h Pico do Couto/ arredores de Petrópolis (RJ)
86 km/h Canguçu (RS)
81km/h Urupema/morro de Urupema (SC)
80 km/h Paraty (RJ)
79 km/h São Paulo/aeroporto de Congonhas (SP)
79 km/h Saquarema (RJ)
79 km/h Tramandaí (RS)
79 km/h São Bonifácio (SC)
79 km/h Balneário Barra do Sul (SC)
78 km/h Araranguá
77 km/h Santos (SP)
77 km/h Rio de Janeiro/aeroporto Galeão (RJ)
76 km/h Bertioga (SP)
75 km/h Ventania (PR)
75 km/h Santa Tereza (ES)
74 km/h Florianópolis
73 km/h Encruzilhada do Sul
72 km/h Coronel Pacheco (MG)

Rajadas de vento superam os 100 km/h no Sul
Rajadas de vento intensas observadas em 7/11/25 durante a formação do ciclone extratropical e da frente fria no Sul do Brasil (até 22h)
108 km/h Xanxerê (SC) entre 17h e 18h (temporal)
93 km/h Londrina (PR) 20h05 (temporal)
94 km/h Ourinhos (SP) entre 21h e 22h (temporal)
88 km/h em Foz do Iguaçu (PR – aero) 17h19 (temporal)
86 km/h Caibi/Linha Roversi (SC) – 16h (temporal)
82 km/h em Dois Vizinhos (PR) entre 18h e 19h (temporal)
77 km/h Iguatemi (MS) entre 16h e 17h (temporal)


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
13°23°
0mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
13°21°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
12°22°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
13°20°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
12°22°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
13°20°
0mm
saiba mais
Imagem Semana começa com tempo firme no Sul e instabilidades pelo Centro e Norte do país

Semana começa com tempo firme no Sul e instabilidades pelo Centro e Norte do país

Imagem Sul do Brasil tem domingo de sol

Sul do Brasil tem domingo de sol

Imagem Brasil em alerta para ventania perigosa de um ciclone extratropical

Brasil em alerta para ventania perigosa de um ciclone extratropical

Imagem Previsão Fim de Semana: ventania, temporais isolados e mar agitado em partes do Sul e Sudeste

Previsão Fim de Semana: ventania, temporais isolados e mar agitado em partes do Sul e Sudeste