logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Ciclone extratropical se forma próximo à costa do Sudeste e o tempo muda no final da semana

A partir da sexta (30) formação de uma área de baixa pressão próxima a costa do Sudeste dará origem a um ciclone extratropical que se afasta em direção ao oceano nos próximos dias. O começo de fevereiro pode ser marcado por um novo ciclone na terça (03) que continuará mantendo o tempo instável, com risco de pancadas de chuva fortes típicas de verão na região sudeste.

Jade Ramos

28/01/2026 às 20:58

Compartilhar
Imagem da notícia Ciclone extratropical se forma próximo à costa do Sudeste e o tempo muda no final da semana
Nesta sexta (30), uma nova área de baixa pressão dará origem a um ciclone extratropical no oceano Atlântico e tempo muda no Sudeste.

Na noite desta sexta-feira, 30 de janeiro, um sistema de baixa pressão se forma próximo à costa do Sudeste e dará origem a um ciclone extratropical no oceano Atlântico. Esse sistema não vai atuar diretamente sobre o continente, não vai passar sobre nenhum estado brasileiro, mas vai ajudar a formar áreas de instabilidade sobre Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, aumentando as condições para chuva.

Já entre a madrugada e a manhã de sexta, o dia começa chuvoso em áreas do litoral norte de Santa Catarina, no leste do Paraná e no litoral sul de São Paulo. A partir da tarde, o ciclone extratropical se desloca e amplia sua atuação também para o litoral do Rio de Janeiro, favorecendo temporais que podem ser pontualmente fortes. Além disso, uma segunda área de baixa pressão ganha força no Paraguai e se expande em direção ao Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, ajudando a aumentar o risco de temporais nestes estados.

No sábado (31), o ciclone extratropical estará bem desenvolvido, porém sem influência direta sobre o tempo no continente, pois vai se afastando da costa brasileira, em alto-mar.

Calor e baixa pressão provocam temporais no Sudeste

Estamos no verão do Hemisfério Sul, período marcado por calor intenso e elevada sensação térmica. No estado de São Paulo, as máximas têm chegado aos 35°C nos últimos dias. O calor aumentou nos demais estados do Sudeste alcançando marcas entre 33°C e 35°C na quarta-feira, 28 de janeiro. O calor, combinado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, tanto no continente como em alto-mar, e com a tendência de circulação horária dos ventos em níveis médios da atmosfera (em torno de 5 km de altura) reforça a formação de temporais.

Na sexta-feira (30), desde as primeiras horas do dia, há risco de chuva forte no sudeste e litoral sul do estado de São Paulo, com destaque para Itararé, Registro, Três Barras e Peruíbe. A partir da tarde, os temporais avançam sobre a região metropolitana de São Paulo, podendo ser localmente intensos, com raios e trovoadas. As pancadas típicas de verão também atingem o interior e o norte do estado, com destaque para Jundiaí, Indaiatuba, Bocaina, Lençóis Paulista, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Entre a tarde e a noite, as áreas de instabilidade avançam para o litoral sul do estado do Rio de Janeiro, atingindo cidades como Paraty e Angra dos Reis. Os temporais também se espalham por Volta Redonda e podem alcançar a capital fluminense, com chuva forte, raios e rajadas de vento.

Formação de frente fria associada ao ciclone extratropical

Durante o sábado, 31 de janeiro, o ciclone extratropical continua sobre o oceano e gera uma frente fria na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O transporte de umidade do oceano para o continente que ocorre sobre o leste de São Paulo deixa o dia mais instável, com maior cobertura de nuvens e pancadas de chuva isoladas desde cedo, incluindo a Grande São Paulo. No estado do Rio de Janeiro, o tempo fica abafado, a nebulosidade aumenta e pode chover já pela manhã, incluindo o Grande Rio, mas as pancadas de chuva ganham força ao longo da tarde, especialmente no norte do estado. Entre a tarde e a noite do sábado, os temporais também atingem áreas do sul do Espiríto Santo que podem vir pontualmente fortes, com raios e vento.

Ventos e mar agitado no Sudeste no fim de semana?

Durante o fim de semana, 31 de janeiro e 1 de fevereiro, o ciclone extratropical se desloca em alto-mar, indo em direção à costa da região Sul, mas sempre afastado do continente. Com isso, o litoral de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro terão rajadas de vento moderadas e ondas próximas de 1 metro. O destaque é o domingo, 1 de fevereiro, quando as rajadas podem ser mais fortes em alguns períodos, chegando perto de 50 km/h na Região Metropolitana de São Paulo.

Possibilidade de um segundo ciclone na próxima semana

Os primeiros dias de fevereiro devem continuar marcados por calor e temporais no Sudeste. Há possibilidade de formação de um novo ciclone duerante a quarta-feira, 4 de fevereiro. A Climatempo monitora esse cenário, que também pode estar associado à formação de uma nova frente fria na costa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Esse sistema poderá contribuir para a organização de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ao longo da primeira semana de fevereiro.

Acompanhe as atualizações e as mudanças no tempo pelo site e pelas redes sociais da Climatempo.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
19°31°
30mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
19°27°
11mm
saiba mais
Guarulhos - SP
19°28°
6mm
saiba mais
Diadema - SP
19°26°
10mm
saiba mais
Osasco - SP
19°28°
10mm
saiba mais
Santo André - SP
19°26°
6mm
saiba mais
Imagem Tromba d’água: o que é, tipos do fenômeno e os riscos associados

Tromba d’água: o que é, tipos do fenômeno e os riscos associados

Imagem Mais temporais na Grande SP

Mais temporais na Grande SP

Imagem Previsão Brasil (28/01): Chuvas retornam ao Sul e temporais se espalham pelo Brasil

Previsão Brasil (28/01): Chuvas retornam ao Sul e temporais se espalham pelo Brasil

Imagem Chuva volta a ganhar força no Acre e no Amazonas no fim de janeiro

Chuva volta a ganhar força no Acre e no Amazonas no fim de janeiro