Setembro de 2026 está terminando muito quente e com tempo muito instável no centro-sul do Brasil. Com a intensa incidência da corrente de ar quente e úmido que vem da Amazônia (jato de baixos níveis) sobre o Sul do Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina, e uma forte área de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina, nuvens carregadas já se espalharam sobre os três estados da Região Sul, provocando temporais.
Nesta terça-feira, 29 de setembro, uma nova frente fria e um ciclone extratropical se formam entre o Sul do Brasil, o Uruguai e o Paraguai e o risco de tempestades do Sul permanece alto.

Várias condições atmosféricas ocorrem ao mesmo tempo entre 27 e 30 de setembro de 2026 e geram tempestades severas sobre a Região Sul do Brasil e a formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical (Infográfico: Climatempo)
O ciclone extratropical se forma entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul enquanto a frente fria se organiza no interior da Região Sul e sobre o Paraguai.
A partir da quarta-feira, 30 de setembro, a nova frente fria avança sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do Brasil espalhando pancadas de chuva sobre todos os estados destas regiões. Entre as dias 30 de setembro e 2 de outubro, o deslocamento desta frente fria sobre o Brasil provoca pancadas de chuva e reduz o calor.
Atenção para o risco de temporais nos próximos dias porque a atmosfera está muito quente e o deslocamento desta frente fria vai facilitar a formação de nuvens muito carregadas!
Confira os estados que serão impactados por esta nova frente fria.
Sul do Brasil
Alerta para temporais em todos os estados nesta terça-feira, 29 de setembro.
Há risco de raios, de rajadas de vento moderadas a fortes, que podem superar os 80 km/h, chuva forte e volumosa em pouco tempo
Há risco de granizo.
Na quarta-feira, 30 de setembro, os temporais se concentram sobre o Paraná, mas todas as áreas de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul ainda poderão ter pancadas de chuva moderadas a fortes.
Na madrugada e manhã da quinta-feira, 1 de outubro, uma nova leva de temporais poderá passar sobre Santa Catarina e Paraná.
Região Sudeste
São Paulo pode ter fortes pancadas de chuva na tarde e noite desta terça-feira, 29 de setembro, por causa do calor intenso e da formação da nova frente fria sobre o Sul do Brasil. As pancadas de chuva serão isoladas. Há risco de chuva forte, rajadas de vento moderadas a fortes e de raios.
A chuva mais intensa e volumosa deve ocorrer no sul de São Paulo e em áreas próximas da divisa com o Paraná. A Grande São Paulo e demais áreas do litoral e do interior paulista podem ter pancadas moderadas a fortes, mas em poucas áreas.
Apenas por causa do excesso de calor, algumas pancadas de chuva isoladas podem ocorrer a partir da tarde no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas e na região da Zona da Mata Mineira.
No decorrer da quarta-feira, 30 de setembro, a frente fria avança sobre o Sudeste e o risco de temporais aumenta sobre São Paulo, inclusive na Grande São Paulo. Pancadas de chuva moderadas a fortes também devem ocorrer no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no interior do Rio de Janeiro e extremo sul do Espírito Santo.
O Grande Rio e outras áreas do Rio de Janeiro e no centro-oeste de Minas também podem ocorrer pancadas de chuva, mas de forma isolada, em poucos locais e com fraca a moderada intensidade.
Durante a quinta-feira, a nova frente fria continua avançando sobre o Sudeste do Brasil e as pancadas de chuva se espalham por todo o Sudeste. Nestes dois dias, há risco de chuva forte em locais de todos os estados.
Região Centro-Oeste
Nesta terça-feira, 29 de setembro, temporais podem ocorrer em Mato Grosso do Sul por causa da proximidade com a frente fria e o calor intenso. Algumas pancadas de chuva isoladas poderão ocorrer no sul de Goiás e de Mato Grosso.
Na quarta-feira, 30 de setembro, a frente fria começa a avançar sobre o Centro-Oeste. Todo o Mato Grosso do Sul fica ainda mais sujeito a temporais. Fortes pancadas de chuva se espalham sobre o sul, centro e oeste de Mato Grosso e pelo sul de Goiás.
Nas demais áreas do Centro-Oeste, algumas pancadas de chuva podem ocorrer, mas de forma rápida e isolada.
Durante a quinta e a sexta-feira, esta frente fria avança mais sobre o Centro-Oeste aumentando as condições para pancadas de chuva para o centro-norte de Goiás e de Mato Grosso e para o Distrito Federal. Vários locais poderão ter chuva moderada a forte.
Confira esta e outras notícias no nosso site. Agora, com o Climatempo Plus no nosso site e aplicativo você navega sem anúncios




