Ícone logo
Ícone busca neutro
Faça seu loginÍcone avatar
Ícone busca
Clima e Previsão do Tempo/Notícias/Frio/Após recordes, frio diminui no Sudeste nos próximos dias

Após recordes, frio diminui no Sudeste nos próximos dias

Cidades do Sudeste lideraram novamente o ranking de frio no país nos últimos três dias. Sul de Minas voltou a registrar temperatura negativa. Vitória e Rio de Janeiro iniciaram a semana com recorde de frio.

Josélia Pegorim

08/06/2026 às 18:41

Imagem da notícia Após recordes, frio diminui no Sudeste nos próximos dias
Diminuição dio ar frio de origem polare aumento da nebulosidade vão deixar as noites menos frias no Sudeste no decorrer da segunda semana de junho de 2026 (Foto: São Paulo, SP, Getty Images)

Cidades do Sudeste do Brasil voltaram a dominar o ranking do frio no Brasil nesta segunda-feira, 8 de junho, pelo terceiro dia consecutivo. O Sul de Minas teve temperatura negativa e o frio abaixo dos 10°C foi sentido de forma generalizada em São Paulo, em Minas Gerais, no estado do Rio de Janeiro e nas áreas mais elevadas do Espírito Santo. As capitais Rio de Janeiro e Vitória registraram novo recorde de frio para este ano.

10 menores temperaturas no Brasil em 8/6/2026

(INMET e CIIAgro)*

-3,3°C Delfim Moreira (MG)
-1,2°C Maria da Fé/Sítio da Lage (MG)
1,4°C Monte Verde (MG)
2,8°C Campos do Jordão (SP)
3,6°C Tuiuti (SP)
3,9°C Nova Friburgo/Salinas (RJ)
4,0°C Jarinu (SP)
4,1°C Itirapina (SP)
4,1°C Limeira (SP)
4,5°C Morungaba SP
4,8°C Biritiba Mirim (SP)

Até quando vai o frio intenso?

O frio vai diminuir no Sudeste no decorrer desta semana. Além do afastamento do ar frio de origem polar, um grande aumento de nebulosidade e chuva estão sendo esperados para os próximos dias. O céu com muitas nuvens durante a noite vai funcionar como um cobertor e evitar que a temperatura caia muito na madrugada. É a situação inversa do que foi observado nos últimos dias.
A madrugada desta terça-feira, 9 de junho, ainda será com poucas nuvens e bastante fria no Sudeste, com temperaturas próximas e ainda um pouco abaixo dos 10°C em muitas áreas da região. A diminuição do frio começará a ser percebida na noite de quarta para quinta-feira, 11 de junho.

Entenda a relação da nebulosidade com a temperatura da noite

Recorde de frio no Rio de Janeiro (RJ)

A cidade do Rio de Janeiro registrou nesta manhã de segunda-feira, 8 de junho, a menor temperatura mínima do ano até o momento, com 11.7°C na estação da Vila Militar do INMET. O recorde anterior de menor temperatura em 2026 era de 12,4°C, em 7 de junho. A cidade do Rio bateu o recorde de frio para 2026 pelo terceiro dia consecutivo:
6/6/26: 12,5°C
7/6/26: 12,4°C
8/6/26: 11,7°C

Recorde de frio em Vitória (ES)

A madrugada de 8 de junho foi a mais fria de 2026 até agora em Vitória, capital do Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia registra 14,6°C de temperatura mínima. O recorde anterior de menor temperatura deste ano era de 14,8°C, no dia 6 de junho.
Todo o estado capixaba esfriou mais nesta segunda-feira. A temperatura chegou aos 7,8°C em Venda Nova do Imigrante e a 10,5°C, em Afonso Cláudio.

* INMET – Instituto Nacional de Meteorologia

*CIIAGRO – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas


Previsão para sua cidade

Veja aqui!