Depois de dias de calor intenso, que afetou estados de todas as regiões brasileiras, uma frente fria conseguiu romper esta bolha quente deixando o ar polar se espalhar sobre o interior do Brasil. A queda de temperatura começou a ocorrer nesta sexta-feira em todos os estados da região Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, em áreas do oeste sul de Mato Grosso e do extremo sul de Goiás. Embora com fraca intensidade, o vento frio chegou até Rondônia e ao Acre.
Neste fim de semana, esta massa de ar frio vai atuar com muita força sobre o Sul do Brasil e avançar mais pela região Sudeste fazendo a temperatura despencar no leste de São Paulo no estado do Rio de Janeiro.
Durante o domingo, 23 de agosto, e a segunda-feira, dia 24, outra frente fria vai avançar rapidamente pela costa do Sul e do sudeste do Brasil renovando o ar frio sobre o Sul e no leste do Sudeste, fazendo a temperatura baixar mais também no Espírito Santo e no sul e no centro-leste de Minas Gerais.
Os ventos marítimos da massa de ar frio que vem com esta segunda frente fria vão injetar muito ar frio e umidade em toda a faixa entre o leste do Paraná e o leste da região Sudeste do Brasil estimulando a formação de muita nebulosidade e chuva.
Confira os efeitos do ar frio de origem polar sobre o Brasil nos próximos dias.
Geada e temperatura negativa na região Sul
O frio intenso e com temperaturas abaixo de 0°C será sentido em áreas do Sul do Brasil neste fim de semana e até a próxima terça-feira, 25 de agosto. Temperaturas negativas são mais prováveis no sul do Rio Grande do Sul, em áreas próximas da fronteira com o Uruguai, e nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Para o sábado, 21 de agosto, a Climatempo alerta para o risco alto de geada nas áreas em azul claro no mapa, abrangendo a maioria das áreas do interior gaúcho, áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o planalto Sul catarinense e áreas de maior altitude na divisa de Santa Catarina com o sul do Paraná. Temperaturas um pouco abaixo dos 10°C devem ser observadas até no norte do Paraná.

Áreas em azul indicam regiões com alta possibilidade de ocorrência de geada na madrugada de 22/8/26 (Fonte: Climatempo)
Durante o domingo, o risco de geada é ainda maior, abrangendo quase todo o interior gaúcho, a serra e as áreas do Planalto Sul e Planalto Norte de Santa Catarina e o sul do Paraná.

Áreas em azul indicam regiões com alta possibilidade de ocorrência de geada na madrugada de 23/8/26 (Fonte: Climatempo)
O frio será intenso também na madrugada da segunda-feira, 24 de agosto, ainda com risco de temperaturas negativas nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Com o afastamento do ar polar na terça-feira, a temperatura terá uma rápida elevação ao longo do dia, mas temperaturas entre 0°C e 5°C ainda poderão ser observadas no centro-sul do Rio Grande do Sul e nas regiões mais elevadas das serras gaúcha e catarinense.
Grande sensação de frio no leste do Sudeste
A combinação de muita nebulosidade e ar frio de origem polar vão manter a sensação de frio no leste da região Sudeste até o começo da próxima semana.
O contraste térmico será muito acentuado devido ao calor intenso que vinha predominando no Sudeste nos últimos dias. Nas capitais São Paulo, Belo Horizonte e Vitória, a temperatura superou os 30°C nos últimos 3 dias. Na sexta-feira, 21 de agosto, o calor chegou aos 36°C na cidade do Rio de janeiro.
Em SP, frio fica concentrado no sul e leste do estado e atinge e Grande SP
Durante o fim de semana, a maioria das áreas do interior paulista terá temperaturas mínimas entre 13°C e 15°C na madrugada. Mas temperaturas próximas dos 10°C devem ser observadas em áreas do oeste e sul do estado de São Paulo. Na região da Grande São Paulo, as temperaturas mínimas devem variar de 11°C a 13°C e as máximas não devem superar os 23°C. Apesar da grande quantidade de nuvens, o leste de São Paulo terá pouca chuva no fim de semana.
Durante a segunda e a terça-feira, o tempo fica mais úmido e frio no leste de São Paulo. A sensação de frio será grande o dia todo, com predomínio de céu nublado e chuva. As temperaturas máximas na cidade de São Paulo não devem superar os 20°C.
Umidade e frio aumentam no RJ e no ES na segunda-feira
A presença do ar frio de origem polar e o excesso de nuvens deixam a temperatura amena neste fim de semana em todo o estado do Rio de Janeiro. Pode chover um pouco, mas com fraca intensidade. Os termômetros já não devem passar dos 25°C na cidade do Rio. As regiões serranas terão sensação de frio o dia todo.
Na segunda e na terça-feira, 24 e 25 de agosto, cariocas e fluminenses devem se preparar para o aumento da umidade e da sensação de frio. Serão dois dias com predomínio de céu nublado e chuva. A chuva deve cair em grande parte do dia, em alguns momentos com moderada intensidade, inclusive na região do Grande Rio.
Ainda tem previsão de chuva para quarta-feira, mas já com a diminuição da nebulosidade e previsão de períodos com sol e elevação de temperatura.
No Espírito Santo, o ar frio de origem polar chega fraco neste fim de semana, mas já ocorre uma ligeira queda de temperatura.
A grande diferença será no começo da próxima semana. O vento úmido e frio marítimo vai entrar com força sobre o Espírito Santo aumentando muito a umidade.
Entre segunda-feira, dia 24, e a quinta-feira, 27 de agosto, o Espírito Santo deve ter predomínio de céu nublado e chuva frequente, o que vai manter as temperaturas amenas em todo o estado.
Possibilidade de chuva na Grande Belo Horizonte
Em Minas Gerais, o efeito do ar frio de origem polar será sentido no Sul de Minas e nas áreas próximas ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo, principalmente no começo da próxima semana.
A região do Triângulo Mineiro, do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas Gerais vão permanecer com o tempo quente e seco no fim de semana e pelo menos até a segunda-feira, 24 de agosto, mas com madrugadas frescas.
Um grande aumento de umidade e alívio do calor será sentido na Grande Belo Horizonte nos próximos. Até agora, ainda não choveu em agosto na capital mineira. Para a Grande Belo Horizonte, há possibilidade de pancadas de chuva no fim de semana. Mas a grande diferença na temperatura e na umidade será sentida no começo da próxima semana. A nebulosidade e as condições para a chuva serão maiores na segunda e na terça-feira. Até agora, ainda não choveu em agosto na capital mineira.
Também há maior chance de chuva no começo da próxima semana na Zona da Mata Mineira, nos vales do Rio Doce e do Jequitinhonha. O grande aumento da nebulosidade e a presença de ventos frios vão causar queda da temperatura.
Ar frio polar alivia calor em parte do Centro-Oeste
Na maioria das áreas do Centro-Oeste do Brasil, o calor ainda será intenso neste fim de semana. Mas a passagem do ar frio de origem polar pelo oeste e sul de Mato Grosso, pelo extremo sul de Goiás e pelo Mato Grosso do Sul causa uma queda de temperatura notável.
O Mato Grosso do Sul é o estado que mais vai sentir a presença do ar polar. Temperaturas abaixo dos 10°C poderão ser observadas novamente na madrugada deste sábado e no domingo no extremo sul do estado. Na sexta-feira, 21 de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 6,4°C em Amambai e 6,9°C em Iguatemi e Maracaju. Na capital, Campo Grande, a temperatura mínima foi de 11,8°C.
Temperaturas entre 13°C e 17°C devem ser observadas na madrugada deste fim de semana em vários locais do oeste e sul de Mato Grosso e do extremo sul de Goiás. Mas com o sol forte o dia todo, as temperaturas se elevam rapidamente e a tarde será quente. Porém, a presença do ar polar alivia o calor intenso dos últimos dias, quando as temperaturas se aproximaram dos 40°C à tarde.
A partir de segunda-feira a temperatura sobe rapidamente no centro-oeste.




