Sul: Fim de semana extremamente gelado e com geada
O ciclone extratropical no oceano ainda provoca instabilidades no leste da Região Sul. No RS, chance de chuva fraca e rajadas de até 70 km/h na metade leste, com risco de ressaca na costa. O interior gaúcho amanhece com frio intenso e formação de geada, além de chance de precipitação invernal em regiões mais altas da Serra. Em SC e PR, chuva fraca no leste, tempo firme e frio no interior. Risco para geada no sudoeste do PR e oeste de SC e possibilidade de precipitação invernal no planalto e na Serra Catarinense.
No domingo (10), o sistema de alta pressão mantém o tempo firme e frio nos três estados. Geada ao amanhecer em áreas da campanha, serra gaúcha, interior de SC e centro-sul do PR. Ao longo do dia, o sol aparece entre poucas nuvens, mas a sensação de frio persiste. No norte e noroeste do PR, a umidade do ar pode atingir níveis de atenção ou alerta à tarde.
Sudeste: Chuva no litoral de SP e no estado do RJ – ar polar provoca um amanhecer de domingo muito frio
A frente fria no oceano favorece pancadas entre o litoral e interior de SP, RJ e sul do ES, com risco de chuva forte entre o litoral norte paulista e a capital fluminense, neste sábado (09). Também chove forte em momentos na Baixada Santista, centro-norte do RJ e sul capixaba. Em MG, a chuva se concentra no extremo sul e Zona da Mata. No restante do Sudeste, tempo firme e avanço de ar frio.
Domingo ainda com a presença de instabilidades entre o RJ e o ES, com chuva fraca a moderada entre a manhã e início da tarde. Pode chover de forma isolada no litoral paulista. Nas demais áreas de SP e MG, tempo firme e persistência do frio. Chuvas isoladas apenas na Zona da Mata e nos Vales de MG.
Centro-Oeste: Ar polar derruba as temperaturas em MS e MT, tempo seco em GO e no DF
A massa de ar polar avança, provocando queda nas temperaturas em MT e MS no amanhecer deste sábado (09). No sul de MS, umidade relativa do ar entra em níveis críticos. Em GO e DF, tempo seco, mudança na direção dos ventos e risco de baixa umidade à tarde. Rajadas moderadas de vento entre 40 e 50 km/h em grande parte da Região.
Domingo ensolarado e seco em toda a Região. A massa de ar polar influencia MS, MT e parte de GO, limitando a elevação das temperaturas. O dia pode começar bem gelado no extremo sudoeste e sul de MS, não descartando ocorrência para geada. GO e DF seguem com calor mais presente ao longo do dia, e a umidade entra novamente em níveis críticos à tarde.
Nordeste: Pancadas irregulares na Região
Sábado com ventos marítimos favorecendo pancadas entre a BA e o RN, com risco de chuva forte entre PE e RN. Pode chover isoladamente no litoral do MA e CE. No interior, o tempo segue quente, seco e com alerta de baixa umidade nas horas mais quentes. No domingo (10), o tempo firme predomina em toda a faixa leste, entre a BA e o RN, com variação de nuvens e muito calor. No extremo sul do MA, pode chover fraco devido à instabilidade vinda do PA e TO. No interior, o ar seco se mantém e a umidade segue em níveis de alerta.
Norte: Friagem no Acre e em Rondônia
As instabilidades atuam entre AM, AC, PA, RR e AP, com risco de temporais localizados no norte do AM, PA e RR no decorrer do sábado. No TO, tempo firme e calorão. No oeste do AC, chance de temporais isolados. Em RO, o avanço de ventos frios pode provocar queda nas temperaturas e condição para friagem. Chove com moderada a forte intensidade, neste domingo, entre AM, PA e RR. Núcleos de instabilidade do PA podem avançar para o norte do TO, trazendo pancadas fracas e isoladas. O AC e RO ficam sob influência de ventos frios, com queda nas temperaturas e possibilidade de friagem em RO. O AP segue com tempo firme e sem chuva significativa.