Nova onda de frio que avançou sobre o centro-sul do Brasil causou uma queda de temperatura muito acentuada na região Sul do país no primeiro dia de julho de 2025. Os três estados voltaram a registrar temperaturas negativas.
Pela medição do Simagro, do governo do Rio Grande do Sul, a menor temperatura no estado nesta terça-feira foi de -7,3°C em Santana do Livramento, no extremo sul gaúcho. Esta foi a menor temperatura no Brasil nesta terça-feira, 1 de julho. Em Santa Catarina, a menor temperatura nesta terça-feira, 1 de julho, foi de -5,9°C registrada na parte mais elevada da serra catarinense, em Urupema/Morro de Urupema, pelo Epagri-Ciram. No Paraná, a menor temperatura foi de -0,9°C, em Palmas, cidade tradicionalmente bastante fria no sul paranaense, pela medição do Simepar.
Possibilidade de recorde de frio em Curitiba
Com predomínio de céu nublado e o ar frio de origem polar atuando com muita força no Sul do Brasil, esta quarta-feira deve ser um dia gelado para a população da grande Curitiba. Na capital paranaense, a Climatempo prevê uma temperatura máxima de apenas 9°C. Se esta temperatura se confirmar, a tarde de 2 de julho será a mais fria de 2025 até agora.
Previsão de geada nesta quarta
O ar frio polar continua intenso sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira, 2 de julho, e temperaturas abaixo de 0°C poderão ocorrer novamente nos três estados. Com temperaturas muito baixas, há risco de geada generalizada sobre o Rio Grande do Sul, na maioria das áreas de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis, no extremo sul e no sudoeste do Paraná. Confira o mapa de risco de geada elaborado pela Climatempo.

Frio intenso no Brasil: áreas em azul claro podem ter geada em 2/7/2025 (Fonte: Climatempo)
Muito frio no Sul até o fim da semana
A forte onda de frio que entrou no Sul do Brasil atua até o fim da semana. Nesta quarta e na madrugada e manhã da quinta-feira, 3 de julho, as temperaturas ainda estarão muito baixas especialmente sobre o Rio Grande do Sul, pois o centro da massa de ar frio, que é a região de frio mais intenso, estará passando sobre o estado gaúcho. O frio diminui no decorrer da tarde de quinta e na sexta-feira, 4 de julho, quando o centro da massa de ar frio já estará sobre o oceano afastando-se do Sul do Brasil.