As capitais São Paulo e Belo Horizonte têm novos recordes de menor temperatura em 2025. Embora o ar frio de origem polar que entrou no Sudeste no fim de semana passado já esteja se afastando da região, a pouca quantidade de nuvens na noite de ontem e na madrugada desta quarta-feira manteve um resfriamento acentuado da atmosfera no período noturno. Esse processo é conhecido como resfriamento por perda radiativa.
Novo recorde de menor temperatura do ano em São Paulo
O amanhecer desta quarta-feira, 14 de maio, foi o mais frio do ano até agora na cidade de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 14,2°C de temperatura mínima, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. O recorde anterior de menor temperatura em 2025 era de 14,4C no dia 30 de abril. A temperatura pode baixar um pouco mais na madrugada desta quinta-feira e um novo recorde poderá ser estabelecido.
Recorde de menor temperatura do ano em Belo Horizonte
Belo Horizonte esfriou mais na madrugada desta quarta-feira, 14 de maio, e registrou a menor temperatura de 2025 até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 15,8°C de temperatura mínima na estação meteorológica de Santo Agostinho. O recorde anterior de menor temperatura do ano neste local era de 16,0 graus no dia 4 de Maio. A estação meteorológica de Santo Agostinho faz medições regulares nesta região de Belo Horizonte desde 1910. Esses dados revelam a história climática da capital mineira.
Em outro ponto de Belo Horizonte, o Inmet registrou 12,6°C de temperatura mínima na estação meteorológica Cercadinho e também foi recorde de menor temperatura para o ano de 2025. O recorde anterior neste local era de 12,8°C, no dia 4 de maio. Pode esfriar um pouco mais na madrugada desta quinta-feira e um novo recorde poderá ser registrado.
Segunda menor temperatura o ano em Vitória
O ar frio de origem polar sobre o Espírito Santo combinado com o excesso de nebulosidade chuva nos últimos dias causou queda de temperatura no estado. Na capital, Vitória, a temperatura mínima nesta quarta-feira, 14 de maio, foi de 18,6°C e foi a segunda menor do ano até agora, pelos registros oficiais do Instituto Nacional de meteorologia. O recorde de menor temperatura em Vitória neste ano é de 18,4°C, no dia 3 de maio.