Ícone logo
Ícone busca neutro
Faça seu loginÍcone avatar
Ícone busca
Clima e Previsão do Tempo/Notícias/Frio/Onde curtir o frio neste fim de semana

Onde curtir o frio neste fim de semana

Alguns locais do Sul e do Sudeste terão temperaturas baixas. Não será um frio extremo, mas o suficiente para um bom cobertor e até uma lareira à noite. Chuva e vento aumemtam a sensação de frio.

Josélia Pegorim

23/05/2025 às 19:55

Imagem da notícia Onde curtir o frio neste fim de semana
Cidades na serra da Mantiqueira, entre SP, MG e RJ terão friozinho no fim de semana. (Foto: Campos do Jordão, SP, Getty Images)

O centro-sul do Brasil tem estado quente para os padrões que seriam comuns nesta época do ano. Não tem sido fácil achar o tal do “frio de outono”. Mas se você ama o friozinho, descobrimos alguns locais onde vai dar para curtir as baixas temperaturas. Não será um frio extremo, mas o suficiente para um bom cobertor e até uma lareira.

O fim de semana promete temperaturas baixas em algumas localidades, especialmente no Sul e em trechos do Sudeste. Tem chuva e vento soprando frio para ajudar na sensação de frio.

Destinos gelados fora das capitais

Se a ideia é mergulhar no frio de verdade, aposte em Campos do Jordão (SP), Maria da Fé (MG) ou Monte Verde (MG). As três cidades devem registrar madrugadas frias perto de 10°C, neblina ao amanhecer. O frio marca presença durante a tarde, o combo perfeito para quem quer curtir vinho, fondue e lareira.
Listamos aqui outros destinos queridinhos que também entram na rota de quem quer curtir lareira, fondue e cachecol. Mas atenção: a combinação de ar frio e chuva exige alguns cuidados pra quem vai encarar o clima fora de casa.
Antes de arrumar as malas, confira abaixo as temperaturas para curtir o frio neste fim de semana e o que levar na bagagem:

Gramado e Canela (RS)
Faz frio e a chance de chover é alta neste fim de semana.
Sábado: mínima de 12 °C | máxima de 22 °C
Domingo: mínima de 15 °C | máxima de 23 °C
O que usar/levar: casaco médio (não precisa ser pesado), cachecol fino e calçado fechado. Guarda-chuva na mão e uma capa de chuva vão ser importantes.

Florianópolis (SC)
Esqueça a praia. O fim de semana é com chuva.
Sábado: mínima de 17 °C | máxima de 21 °C
Domingo: mínima de 18 °C | máxima de 22 °C
O que levar: jaqueta corta-vento, calças compridas, guarda-chuva e um casaquinho extra para noite e madrugada.

Curitiba (PR)
Cidade conhecida pelo clima gelado não vai decepcionar. Fim de semana úmido e friozinho. O casaco vai ser o seu melhor amigo!
Sábado: mínima de 13 °C | máxima de 17 °C
Domingo: mínima de 14 °C | máxima de 18 °C
O que levar: roupas quentinhas e botas

Campos do Jordão (SP)
A temporada de frio começou na suíça brasileira como é conhecida a cidade de Campos do Jordão. No sábado, a chance de chover é alta, então leve guarda chuva. No domingo, pode rolar um nevoeiro.
Sábado: mínima de 12 °C | máxima de 18 °C
Domingo: mínima de 11 °C | máxima de 19 °C
O que levar: capa de chuva, cachecol, bota e roupas bem quentinhas.

Petrópolis (RJ)
Nada de praia para os cariocas e fluminenses neste fim de semana. Se você busca pelo friozinho do outono, tem que subir a serra fluminense. No sábado, o vento frio e a chuva passageira em Petrópolis vão exigir uma roupa mais quentinha. No domingo, mesmo com o predomínio de sol, a temperatura segue amena.
Sábado: mínima de 14 °C | máxima de 18 °C
Domingo: mínima de 14 °C | máxima de 21 °C
O que levar: agasalho, capa de chuva e, se for sair à noite, um casaco mais quentinho.

Monte Verde (MG)
Com arquitetura alpina, clima frio e paisagens montanhosas, Monte Verde é destino certo para quem quer curtir o frio! Há uma chance de chover somente no sábado. Nevoeiros são comuns nesta época na região, então, fique ligado!
Sábado: mínima de 12 °C | máxima de 19 °C
Domingo: mínima de 11 °C | máxima de 20 °C
O que levar: guarda-chuva, cachecol fino, bota e roupas quentes, especialmente para usar à noite.

Maria da Fé (MG)
Conhecida por ser a cidade mais fria do estado mineiro, Maria da Fé reserva passeios interessantes para quem gosta de curtir o frio na serra da Mantiqueira. Somente no sábado há chance de pancadas de chuva. Mas, fique atento ao nevoeiro no domingo, quando a chance aumenta.
Sábado: mínima de 13 °C | máxima de 20 °C
Domingo: mínima de 12 °C | máxima de 20 °C
O que levar: guarda-chuva, cachecol, bota e roupas quentes, principalmente para a noite.


Previsão para sua cidade

Veja aqui!