Após a passagem da frente fria, o tempo firme predomina em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nesta quinta, com sol entre poucas nuvens e temperaturas voltando a subir gradualmente durante a tarde. No entanto, uma nova frente fria avança e volta a provocar chuva em parte do Rio Grande do Sul entre o fim da tarde e a noite. No Norte e em áreas do Nordeste, a umidade continua favorecendo pancadas de chuva, enquanto o interior do país segue com baixos índices de umidade relativa do ar.
Sul (PR, SC e RS): Tempo firme durante o dia e chuva retorna ao Rio Grande do Sul
A massa de ar frio e seco mantém o tempo firme em praticamente toda a Região Sul. O sol predomina entre poucas nuvens e não há previsão de chuva na maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre o fim da tarde e a noite, uma nova frente fria no oceano favorece pancadas de chuva no litoral e sul do Rio Grande do Sul, na Campanha Gaúcha, Região Metropolitana de Porto Alegre e litoral norte do estado, com intensidade moderada a forte. O amanhecer ainda será frio na Campanha, Serra e áreas de maior altitude gaúchas, mas as temperaturas sobem gradualmente durante a tarde. No extremo sul e litoral sul do estado, os termômetros permanecem mais baixos devido à entrada de uma nova massa de ar polar. As rajadas de vento variam entre 50 e 70 km/h no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul, além do sul de Santa Catarina.
Sudeste (SP, RJ, MG e ES): Tempo firme predomina, com chuva apenas no norte de Minas e do Espírito Santo
O tempo volta a ficar mais firme em grande parte da Região Sudeste. Em São Paulo, o dia começa com temperaturas mais amenas, sol entre poucas nuvens e sem previsão de chuva. À tarde, os termômetros sobem gradualmente e a umidade relativa do ar diminui, especialmente no interior paulista, com índices entre 20% e 30%. Em Minas Gerais, o tempo firme predomina, mas o norte, noroeste e nordeste do estado ainda podem registrar chuva moderada a forte ao longo do dia devido ao deslocamento da frente fria. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a circulação marítima mantém variação de nebulosidade, principalmente no litoral, mas o risco de chuva diminui significativamente. Ainda assim, há previsão de chuva moderada no norte capixaba. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada em trechos da costa, enquanto as temperaturas voltam a subir em boa parte da região.
Centro-Oeste (MT, MS, GO e DF): Sol predomina e pancadas isoladas ocorrem no norte da região
A quinta-feira será de predomínio de tempo firme na maior parte do Centro-Oeste. O sol aparece em grande parte de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, favorecendo temperaturas elevadas durante a tarde. Na faixa norte de Mato Grosso, no nordeste de Goiás e também no Distrito Federal, há previsão de pancadas isoladas de chuva ao longo do dia, com intensidade moderada e, em alguns pontos, forte, devido ao fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera. A umidade transportada da Amazônia reduz parcialmente os índices críticos de umidade do ar, mas no sul de Mato Grosso, em Goiás e em Mato Grosso do Sul, os índices seguem baixos, entre 20% e 30%.
Nordeste (MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE e BA): Chuva segue no litoral da Bahia e temporais podem ocorrer no sul do estado
A frente fria posicionada sobre o oceano continua favorecendo chuva entre Salvador e o sul da Bahia, além de áreas do leste e centro-sul baiano. No sul e oeste do Maranhão, também há chuva localizada, porém com intensidade moderada a forte. O destaque é o risco de temporais no sul da Bahia. O avanço da umidade pelo interior do Brasil começa a provocar aumento da nebulosidade no extremo oeste baiano, com chance de pancadas isoladas entre o oeste e o sudoeste do estado, especialmente próximo às divisas com Minas Gerais e Goiás. No restante do interior nordestino, o tempo segue seco e quente, com baixos índices de umidade entre o norte da Bahia, leste do Piauí, sul do Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, variando entre 20% e 30%. As rajadas de vento variam de fraca a moderada intensidade, podendo atingir até 70 km/h no sul da Bahia e no litoral do Ceará.
Norte (AC, AP, AM, PA, RO, RR e TO): Chuva forte continua sobre áreas da Amazônia
A circulação de umidade mantém condições para pancadas de chuva em parte da Região Norte. No norte e oeste do Amazonas e em Roraima, a chuva ocorre com intensidade moderada a forte, com risco de temporais isolados. No oeste do Acre, a chuva também pode ser forte, enquanto Rondônia tem previsão de pancadas isoladas mais fracas. No sul do Pará e no norte do Tocantins, o fluxo de umidade combinado ao aquecimento favorece pancadas de chuva mais intensas. Nas demais áreas da região, o tempo permanece firme, com poucas nuvens e temperaturas elevadas.
Capitais em destaque:
São Paulo – SP: Chance de nevoeiro durante a madrugada. Ao longo do dia, o sol predomina entre poucas nuvens. Máxima de 26°C.
Rio de Janeiro – RJ: Tempo firme durante todo o dia, com sol entre muitas nuvens. Máxima de 26°C.
Belo Horizonte – MG: Predomínio de tempo firme e bastante nebulosidade. Máxima de 26°C.
Porto Alegre – RS: Sol entre poucas nuvens e tempo firme durante o dia, com máxima de 26°C. À noite, aumentam as condições para pancadas de chuva moderadas a fortes.
Curitiba – PR: Há chance de nevoeiro na madrugada. O sol predomina ao longo do dia e a máxima chega aos 22°C.
Campo Grande – MS: Sol durante todo o dia e máxima de 32°C.
Cuiabá – MT: Tempo firme, com predomínio de sol e máxima de 37°C.
Monitore a previsão do tempo atualizada para a sua região na Climatempo ou acompanhe alertas via app!
Fique por dentro dos alertas meteorológicos da Climatempo para evitar riscos!


