Interior do Nordeste segue quente e seco
Os próximos dias seguem marcados pelo tempo firme, pelo calor intenso e pela baixa umidade do ar em grande parte do interior do Nordeste. A região permanece sob a influência de uma massa de ar quente e seca, que mantém o predomínio de sol forte e impede a formação de nuvens de chuva. Esse padrão deve continuar ao longo do fim de semana.
Calor segue forte e umidade crítica em vários estados
As temperaturas continuam elevadas em áreas do sertão e do agreste, com máximas facilmente superando os 35°C durante a tarde. A presença do ar muito seco contribui para desconforto térmico, causado também pelas noites e madrugadas abafadas.
Com o ar seco persistindo, os níveis de umidade relativa despencam para valores considerados críticos, especialmente durante as horas de maior aquecimento. Em estados como Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, há registros frequentes de umidade abaixo de 30%, e em áreas mais afastadas, índices podem cair para 20% ou até menos, caracterizando situação de alerta.
Quando a chuva deve voltar?
Apesar do padrão seco predominante, algumas áreas costeiras do Nordeste ainda podem receber chuva fraca e irregular devido à umidade que sopra do oceano. Entretanto, no interior, não há previsão de mudanças significativas no curto prazo.
A expectativa é de que a instabilidade comece a aumentar gradualmente na segunda quinzena do mês, quando sistemas atmosféricos típicos da estação chuvosa voltam a ganhar força sobre a região.



