As Ondas de Leste são caracterizadas por uma grande quantidade de nuvens carregadas – do tipo cumulonimbus – que provocam chuva intensa, ventos fortes e raios e são responsáveis por episódios de chuva volumosa na costa leste do Nordeste, se formando tipicamente entre os meses de maio a outubro.
Esta semana termina com risco alto para temporais desde Maceió–AL até Natal–RN – com a chuva mais intensa, por influência do fenômeno entre o leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, deixando a área em PERIGO.

PERIGO: chuva volumosa e frequente entre João Pessoa e Natal – Fonte: Climatempo
Os núcleos de chuva podem se formar já no decorrer desta madrugada de sexta-feira (15), estimulando áreas de instabilidades e chuva persistente. A Climatempo ALERTA para grandes volumes de chuva em pouco tempo, o que pode provocar alagamentos e/ou enchentes.
Além da presença da DOL, teremos muita umidade ainda vinda do oceano, estimulando nuvens carregadas sobre o leste de Alagoas e do Pernambuco, com risco para temporais, que ocorrem intercalando alguns períodos de sol.
A chuva consegue avançar para mais áreas do interior e agreste, podendo cair com força em cidades do norte e interior do Rio Grande do Norte, no interior e sul da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Fortaleza, termina a semana abafada e com pancadas fortes com atenção para ocorrência de raios e ventos de até 71 km/h.