A chegada de mais uma frente fria a Bahia, a terceira neste mês de novembro, estimulou a formação de nuvens carregadas sobre vários estados do Nordeste, que causaram chuvas fortes e volumosas no feriado de 20 de novembro. Em Salvador, a começou a cair forte no meio da tarde e em apenas 1 hora, entre 15h30 e 16h30 choveu 49,5 mm na região do bairro Federação, pela medição do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e de Alertas de Desastres Naturais
Essa frente fria ficará próxima do litoral norte da Bahia nas próximas 48 horas e deixa Salvador e o Recôncavo Baiano em alerta máximo para um novo episódio de chuva volumosa, que poderá causar novos transtornos na capital baiana.
Quanto deve chover em Salvador?
A Climatempo prevê que Salvador receba um pouco mais de 100 milímetros de chuva nas próximas 48 horas. A maior parte da chuva deve cair durante esta sexta-feira, 21 de novembro, com previsão de cerca de 80 mm. Essa quantidade de chuva é muito elevada para o período de 24 horas e representa quase toda a média normal de chuva para Salvador em novembro, que é de 108 mm, pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, para o período de 1991 a 2020.
Chuva de novembro já superou a média em Salvador
A situação em Salvador é especialmente preocupante porque o volume de chuva esperado é bastante elevado em pouco tempo. Isso pode causar alagamentos e até alguns transbordamentos de na capital baiana. Se a previsão se confirmar, esse será o segundo episódio de chuva volumosa em Salvador neste mês de novembro. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, do dia primeiro até 9 horas do dia 22 de novembro, já choveu 134,2 mm em Salvador, na região do parque Zoobotânico Getúlio Vargas, no sul da cidade. Em outros locais da cidade, o Centro Nacional de Monitoramento e de Alertas de Desastres Naturais também já registrou acumulados entre 100 mm e 140 mm mm neste mesmo período. Com esse histórico de chuva forte recente, a perspectiva de muita chuva para as próximas 48 horas reforça a necessidade de alerta para a população, para novos transtornos que a chuva volumosa poderá causar.
Chuva diminui no fim de semana
As condições para chuva na região de Salvador, e na Bahia de forma geral, diminuem durante o sábado quando a frente fria começa a se afastar do litoral baiano. Algumas pancadas de chuva ainda poderão ocorrer, tanto no litoral como no interior da Bahia, mas de forma isolada e sem volumes tão elevados que possam causar problemas para a população. No domingo ainda terá pancadas de chuva em grande parte do estado, mas também de forma isolada e com maiores períodos com sol.



