Ícone logo
Ícone busca neutro
Faça seu loginÍcone avatar
Ícone busca
Clima e Previsão do Tempo/Notícias/Nordeste/Tempo seco e quente aumenta risco de queimadas no interior do Nordeste

Tempo seco e quente aumenta risco de queimadas no interior do Nordeste

Umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% em áreas do interior da Bahia e do Piauí, que estão entre os 10 estados brasileiros com maior quantidade de queimadas em agosto. Calor pode chegar aos 40°C.

Josélia Pegorim

26/08/2026 às 20:17

Imagem da notícia Tempo seco e quente aumenta risco de queimadas no interior do Nordeste
Calor de quase 40°C e umidade do ar abaixo de 20% podem ocorrer no interior do Nordeste no último fim de semana de agosto de 2026 (foto: Getty Images)

O tempo seco continua sendo o principal destaque no interior do Nordeste e aumenta o risco de queimadas nos próximos dias. A situação exige atenção principalmente em áreas do interior da Bahia e do Piauí, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20%.

O cenário é provocado pela atuação de uma massa de ar seco que dificulta a formação de nuvens e reduz as condições para a ocorrência de chuva, juntamente com o calor intenso.

Bahia, Maranhão e Piauí estão entre os 10 estados brasileiros com maior número de focos de queimadas em agosto, conforme monitoramento do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Quantidade de focos de fogo de 1 a 25 de agosto de 2026

Mato Grosso: 2.919
Pará: 2.765
Amazonas: 1.634
Maranhão: 1.567
Tocantins: 1.440
Bahia: 954
Minas gerais: 849
Piauí:747
Goiás: 524
Rondônia: 270

Calor e ar muito seco

Com pouca umidade disponível, o solo e a vegetação ficam mais ressecados. Dessa forma, qualquer foco de fogo pode se espalhar rapidamente, especialmente em áreas rurais, pastagens e regiões de vegetação natural. O risco é maior durante as tardes, quando as temperaturas sobem e a umidade atinge os menores valores. Temperaturas entre 38°C e 40°C têm sido frequentes em várias áreas do interior nordestino.

Chuva se concentra no litoral

Enquanto o interior permanece seco, a faixa litorânea do Nordeste ainda deve registrar pancadas de chuva ao longo dos próximos dias. Essas precipitações, no entanto, tendem a ser fracas, passageiras e irregulares, com baixos acumulados.

A chuva é favorecida pela umidade transportada do oceano pelos ventos marítimos. Essa umidade, porém, não consegue avançar de forma significativa para o interior. Por isso, mesmo com a ocorrência de chuva em algumas cidades costeiras, as áreas mais afastadas do litoral continuam com baixa umidade e pouca precipitação.

Previsão para o fim de semana

No fim de semana, pode ocorrer um aumento das pancadas de chuva devem se concentrar na faixa litorânea entre Alagoas e Pernambuco e no leste da Bahia, mas o sol continua presente. O volume de chuva será baixo não oferecendo motivo para alertas para a população.

No interior do Nordeste, a previsão continua indicando tempo firme, baixa umidade do ar e condições favoráveis à propagação do fogo. A chance de chuva nas próximas semanas é remota e o calor intenso vai persistir.

Recomendações para a população

Veja o que você pode fazer para diminuir o risco de alastramento de focos de fogo e o agravamento de problemas de saúde:

  • evitar queimadas para a limpeza de terrenos
  • não utilizar fogo próximo a matas, pastagens ou plantações
  • não jogar bitucas de cigarro em áreas de vegetação
  • comunicar rapidamente às autoridades adequadas sobre qualquer foco de incêndio
  • quando o ar fica muito seco, com níveis de umidade do ar iguais ou abaixo dos 30%, recomenda-se: aumentar a ingestão de água, evitar atividades físicas nos horários mais quentes e reduzir a exposição à fumaça

Previsão para sua cidade

Veja aqui!