Ícone logo
Ícone busca neutro
Faça seu loginÍcone avatar
Ícone busca
Clima e Previsão do Tempo/Notícias/Outono/Semana começa gelada no Centro-Sul e termina com volta da chuva

Semana começa gelada no Centro-Sul e termina com volta da chuva

Massa de ar polar mantém temperaturas baixas até meados da semana, mas novas instabilidades avançam na sequência.

Vitor Takao Suganuma

11/05/2026 às 12:41

Imagem da notícia Semana começa gelada no Centro-Sul e termina com volta da chuva
Massa de ar polar ainda mantém temperaturas baixas, mas novas instabilidades avançam no fim da semana.

Massa de ar polar mantém frio e tempo firme no Centro-Sul

A semana começa marcada pela atuação de uma forte massa de ar polar sobre áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até parte da Região Norte do Brasil.

O sistema foi responsável pela primeira onda de frio de 2026, provocando temperaturas negativas, formação de geada no Sul e diversos recordes de frio em cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Além de derrubar as temperaturas, o ar polar também mantém a atmosfera mais seca, favorecendo o predomínio de sol e o tempo firme em grande parte do Centro-Sul do país.

Sudeste ainda terá chuva em algumas áreas

Mesmo com o avanço do ar frio e seco, algumas áreas do Sudeste seguem com maior presença de nebulosidade e condições para chuva.

O destaque fica entre o Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e Espírito Santo, onde a circulação de umidade associada à frente fria que avançou pelo país no último fim de semana ainda mantém condições para pancadas de chuva.

Tempo mais seco predomina até quarta-feira

O padrão de tempo mais estável deve permanecer sobre os estados do Centro-Sul pelo menos até a quarta-feira (13).

Nesse período, o destaque segue para:

  • Madrugadas e manhãs mais frias
  • Predomínio de sol
  • Baixa umidade do ar em áreas do interior
  • Grande amplitude térmica em algumas regiões

A partir da segunda metade da semana, no entanto, essa massa de ar polar começa a perder força gradualmente.

Chuva volta a aparecer no fim da semana

Com o enfraquecimento do ar frio, a circulação de umidade volta a ganhar força entre a Região Norte e o Centro-Sul do Brasil.

Já na quinta-feira (14), algumas pancadas isoladas e ocasionais podem voltar a ocorrer, ainda de forma bastante irregular.

Mas é a partir da sexta-feira (15) que a mudança no tempo se torna mais evidente.

Nova frente fria reforça circulação de umidade na atmosfera

A passagem de uma nova frente fria oceânica, combinada à atuação de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, deve favorecer o retorno das instabilidades sobre parte do Centro-Sul.

As pancadas de chuva voltam a ganhar força principalmente em áreas do:

Monitore a previsão do tempo atualizada para a sua região na Climatempo ou acompanhe os alertas meteorológicos pelo nosso app. Fique por dentro das condições do tempo e evite riscos!


Previsão para sua cidade

Veja aqui!