PREVISÃO DO TEMPO – TERÇA-FEIRA (02/12)
Pela meteorologista Lívia Caetano
Região Sul – (RS, SC, PR): Chuva moderada a forte com trovoadas e ventos de 40 a 50 km/h
As pancadas de chuva ocorrem com moderada a forte intensidade na faixa norte do Rio Grande do Sul desde o início da manhã, diminuindo até a noite. Também chove no litoral. As instabilidades avançam ao longo do dia sobre Santa Catarina e Paraná, com chuva moderada a forte e chance de trovoadas. No restante do território gaúcho o tempo permanece mais firme, com temperaturas em elevação, enquanto na Serra gaúcha e catarinense as máximas não sobem tanto. Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em toda a região.
Região Sudeste – (SP, RJ, MG, ES): Pancadas moderadas a fortes com risco de temporais
Há chance de chuva no oeste, noroeste e centro de Minas já nas primeiras horas do dia. Em São Paulo, o oeste também recebe pancadas. Com a formação de uma nova área de baixa pressão próxima à costa paulista, as instabilidades ganham força desde o fim da manhã sobre o estado, além da metade oeste e sul de Minas, Rio de Janeiro e norte do Espírito Santo. As pancadas variam de moderadas a fortes, com raios, trovoadas e risco de temporais no sul de Minas, leste paulista e interior fluminense. No leste mineiro o tempo segue mais firme. As temperaturas permanecem elevadas. Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h entre o leste de SP, interior do RJ, Zona da Mata mineira e litoral capixaba.
PREVISÃO DO TEMPO – SÃO PAULO (SP): Pancadas moderadas a fortes com risco de temporal
As instabilidades aumentam no estado, trazendo pancadas de chuva moderadas a fortes e risco de temporais no leste paulista. Na capital, há chance de chuva pela manhã e ao longo do dia. A mínima é de 20°C, e a máxima chega aos 29°C, com pancadas à tarde e à noite.
Região Centro-Oeste – (MS, MT, GO): Chuva moderada a forte e risco de temporais
Instabilidades atuam desde cedo sobre grande parte de Goiás, noroeste, sudeste, leste e interior do Mato Grosso, além do norte e interior do Mato Grosso do Sul, com pancadas moderadas a fortes. Durante a manhã, a chuva se espalha pela região. À tarde, ganha ainda mais força devido ao calor, alta umidade e baixa pressão sobre o Paraguai. Há risco de temporais no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e nas áreas sul e oeste do Mato Grosso. As temperaturas seguem elevadas e o tempo fica abafado. Ventos entre 40 e 50 km/h em grande parte do MS.
Região Nordeste – (BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA): Chuvas fracas no litoral e instabilidades moderadas a fortes no interior
Há chance de chuvas fracas no litoral da Bahia e entre Alagoas e Rio Grande do Norte, por influência marítima. No oeste baiano, metade sul do Maranhão e Piauí, há instabilidades moderadas a fortes com risco de temporais. As temperaturas permanecem elevadas e a umidade relativa do ar segue mais baixa no leste do Piauí, Ceará, oeste do RN, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.
Região Norte – (AC, AM, PA, AP, RO, RR, TO): Chuva moderada a forte com risco de temporais no sul da região
As instabilidades seguem atuando com chuvas moderadas a fortes principalmente no sul do Amazonas, Acre, Rondônia e leste do Tocantins, onde há risco de temporais. No nordeste do Pará e no Amapá, o tempo permanece mais firme. As temperaturas seguem elevadas.
Quer receber previsões atualizadas e alertas de tempo severo? Siga nossa página e ative as notificações para não perder nenhuma atualização!




