Pela meteorologista Lívia Caetano
Sul
Na Região Sul as condições de tempo melhoram, com chance de chuvas mais fracas e isoladas apenas no leste e litoral dos estados, devido à influência marítima, além do extremo noroeste paranaense, onde pode ocorrer pancada isolada. Enquanto o restante da região segue com tempo aberto. As temperaturas seguem mais amenas no leste e litoral da região, enquanto nas demais áreas, temperaturas mais elevadas, principalmente no norte paranaense e em áreas do oeste dos estados.
Sudeste
No Sudeste, as instabilidades diminuem em São Paulo e ficam mais concentradas nas regiões norte, leste e no litoral do estado. A formação de uma nova frente fria entre São Paulo e Minas Gerais, de fraca intensidade, mantém o tempo nublado e provoca pancadas de chuva. Em Minas Gerais, as pancadas continuam avançando pelo estado, principalmente pelo interior, sudeste e Zona da Mata, onde há risco de temporais. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as pancadas de chuva continuam, de moderada a forte intensidade, com risco de tempestades isoladas no norte fluminense e no sul capixaba.
Capital paulista (tendência): Terça-feira (04/11): Na terça-feira, o tempo vai seguir instável pelo Estado Paulista, porém as instabilidades perdem força e ocorrem de forma isolada e com menor intensidade. O sol aparece entre variações de nuvens e o tempo abafado persiste. Chove em forma de pancadas isoladas principalmente entre a manhã e à tarde, com chance de chuva localmente forte em pontos isolados no norte, nordeste e leste paulista. Na Capital, chance de pancadas de chuva à partir do período da tarde, acompanhadas por trovoadas. As temperaturas sobem um pouco mais e a máxima é de 27°C. Pela manhã, o dia começa com mínima de 17°C.
Quarta-feira (05/11): Na quarta, as instabilidades vão seguir presentes sobre São Paulo. O sol vai aparecer entre variações de nuvens mantendo o tempo abafado em todo o Estado. No entanto, as pancadas de chuva podem ocorrer em vários momentos do dia, com risco de chuva forte no oeste paulista. Na cidade de São Paulo, a quarta-feira começa com tempo firme e chance de nevoeiro, que logo se dissipa e o sol predomina; mínima de 17°C. As temperaturas podem subir até os 30°C, porém a partir da tarde tem previsão de pancadas de chuva com trovoadas.
Quinta-feira (06/11): Na quinta-feira, o sol volta a aparecer mais pelo Estado de São Paulo contribuindo para a elevação dos termômetros e calor em todo o Estado. À tarde, não se descartam pancadas isoladas, podendo ser mais forte na faixa leste do Estado. Na Capital paulista, chance de chuva em vários momentos do dia, intercalados com períodos em que o sol aparece. A máxima pode chegar aos 22°C, e a mínima pode ocorrer à noite, com 16°C.
Sexta-feira (07/11): Na sexta-feira, novas áreas de instabilidade podem influenciar as condições do tempo em São Paulo, com chance de chuva fraca a moderada, podendo ocorrer de maneira mais forte em alguns pontos. Na capital, o sol deve aparecer pela manhã, e há possibilidade de chuva rápida à tarde. Mínima de 16°C e a máxima pode chegar aos 31°C à tarde.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, as pancadas de chuva diminuem em Mato Grosso do Sul e ficam mais restritas ao norte, leste e sul do estado. Na metade norte e leste de Mato Grosso, além de grande parte de Goiás, as pancadas de chuva ainda continuam devido ao fluxo de umidade presente na atmosfera. No sul de Goiás e no Distrito Federal, as pancadas de chuva continuam podendo ocorrer de maneira moderada a forte intensidade.
Nordeste
No Nordeste, as instabilidades diminuem no Maranhão e no Piauí, enquanto no oeste da Bahia, as pancadas de chuva seguem ocorrendo. No restante da região, inclusive no litoral, o tempo deve seguir mais firme e o calor é predominante na região. No interior, a umidade do ar segue baixa, podendo ficar abaixo dos 30 e 20% em alguns pontos. Em Teresina, a máxima pode alcançar até os 37°C.
Norte
No Norte, as pancadas de chuva seguem espalhadas pela região, no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, podendo ocorrer de maneira moderada a forte intensidade, enquanto no Pará as chuvas diminuem e ficam mais restritas ao sul e oeste, além do sudoeste do Tocantins. No restante da região, o tempo segue mais firme.
Destaques do dia – Terça-feira, 04 de novembro
Chuva isolada no Sudeste: pancadas no norte e leste paulista, interior de Minas e sul do Espírito Santo, com risco de temporais.
Tempo firme no Sul: apenas chuvas fracas e isoladas no litoral e leste dos estados.
Calor extremo no Nordeste: temperaturas podendo atingir até 37 °C em Teresina.
Instabilidades no Centro-Oeste: pancadas moderadas a fortes em Goiás e Distrito Federal.
Fique de olho! As condições do tempo podem mudar rapidamente. Acompanhe atualizações diárias da Previsão Brasil aqui e nas redes sociais para saber onde a chuva pode chegar e como se preparar para as variações de temperatura.




