Pela meteorologista Lívia Caetano
Previsão do tempo por região – Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025
Região Sul – (RS, SC, PR): Sol predomina, mas instabilidades retornam à tarde
Com o afastamento do ciclone pelo oceano, o tempo fica mais firme em boa parte da Região, com predomínio de sol. No entanto, ainda há chance de chuvas fracas nas primeiras horas do dia na faixa litorânea gaúcha, interior catarinense e áreas do leste paranaense. Entre o fim da tarde e o início da noite, novas instabilidades avançam pelo sul e sudeste do Rio Grande do Sul e litoral sul, com pancadas de chuva moderadas a fortes e trovoadas. As temperaturas sobem e as rajadas de vento continuam moderadas na metade leste gaúcha, ficando mais intensas no litoral e nordeste do estado, além do leste de Santa Catarina, onde podem variar entre 51 e 70 km/h, chegando a 90 km/h no litoral norte do RS e sul catarinense.
Região Sudeste – (SP, RJ, MG, ES): Sol e calor predominam, com chuvas isoladas
As instabilidades perdem força em boa parte da Região. O tempo volta a ficar firme em São Paulo e Rio de Janeiro, com chance apenas de chuvas fracas em áreas da Serra, norte e noroeste fluminense, norte, nordeste e leste paulista. No norte e Triângulo Mineiro, as pancadas ocorrem de moderada a forte intensidade, e no Espírito Santo há registros de chuva moderada. As temperaturas permanecem elevadas, com ventos moderados, podendo chegar a 90 km/h em pontos do litoral paulista, Zona da Mata Mineira, sul e noroeste fluminense, sul capixaba e região do Vale do Paraíba.
Previsão do Tempo para São Paulo (SP) – As instabilidades perdem força, mas ainda há chuva fraca em áreas do norte, nordeste e leste paulista ao longo do dia. Na capital, o tempo fica firme, com sol predominando à tarde e temperaturas chegando a 30 °C. As rajadas de vento seguem moderadas a fortes, trazendo sensação de calor e variação térmica ao longo do dia.
Região Centro-Oeste – (MS, MT, GO, DF): Chuvas fortes à tarde e temperaturas elevadas
Novas pancadas se formam no Mato Grosso do Sul desde o fim da manhã e se espalham ao longo do dia, com intensidade moderada a forte devido à baixa pressão no Paraguai. As instabilidades também ganham força em Mato Grosso e Goiás, principalmente durante a tarde. As temperaturas seguem altas, e os termômetros voltam a subir em Goiás.
Região Nordeste – (BA, PE, AL, SE, PB, RN, CE, PI, MA): Sol e calor com chuvas no interior e ventos costeiros
Instabilidades persistem desde cedo no oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí, com chuvas fracas que se intensificam à tarde, tornando-se moderadas a fortes na metade sul e noroeste maranhense, sul do Piauí e oeste baiano. No litoral do Ceará também há chance de chuva. Nas demais áreas, o tempo é firme e o sol predomina. O calor segue intenso e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% em áreas do leste do Piauí, Ceará, oeste potiguar, Paraíba, Pernambuco e norte baiano. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h ao longo da faixa litorânea.
Região Norte – (AC, AM, RO, PA, TO, RR, AP): Chuva forte e sensação de abafamento
Instabilidades persistem no Amazonas, Acre e Rondônia, com pancadas de chuva moderadas a fortes também no leste e sul do Pará e no Tocantins. No oeste de Roraima e noroeste do Pará, o tempo fica mais aberto. No Amapá, chove forte com risco de temporais. A sensação de abafamento predomina, e ventos entre 40 e 50 km/h são esperados em Roraima, Amapá e norte do Pará.
Fique atento às atualizações da previsão do tempo e evite surpresas!
Acompanhe diariamente as condições meteorológicas para planejar melhor seus compromissos e viagens.



