logo
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Previsão Brasil (15/10): baixa pressão traz chuva ao Sul e mantém instabilidades no Sudeste

Redação

14/10/2025 às 16:36

Compartilhar
Imagem da notícia Previsão Brasil (15/10): baixa pressão traz chuva ao Sul e mantém instabilidades no Sudeste
Previsão do tempo para o Brasil

A quarta-feira (15) será marcada por mudanças importantes nas condições do tempo em boa parte do Brasil. A formação de uma nova área de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai volta a estimular a instabilidade sobre o Sul do país, enquanto a frente fria que atuava na costa do Sudeste começa a se afastar para o oceano, mantendo chuvas em parte da região.

No Centro-Oeste e no Norte, a umidade elevada favorece pancadas de chuva localmente fortes, e no Nordeste, a chuva se concentra na faixa litorânea, com predomínio de sol e ar seco no interior.

Sul volta a ter pancadas de chuva com o avanço da baixa pressão

Após um início de semana mais estável, o Sul do Brasil volta a ter chuvas nesta quarta. A nova área de baixa pressão atmosférica reforça as instabilidades, principalmente sobre o Rio Grande do Sul. O dia começa com o céu mais aberto, mas a nebulosidade aumenta ao longo da tarde, com pancadas de chuva atingindo as Missões, Oeste, Noroeste, parte central e Campanha gaúcha.

A massa de ar frio que vinha atuando perde intensidade, e as temperaturas sobem ao longo do dia. Porto Alegre deve ter máxima de 27 °C, e há possibilidade de trovoadas em áreas isoladas do estado.

Sudeste ainda com instabilidade e risco de temporais isolados

No Sudeste, a frente fria já se desloca para o oceano, mas mantém nuvens carregadas entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e a faixa leste e central de Minas Gerais. Nessas áreas, são esperadas pancadas de chuva fortes, com raios, trovoadas e risco de temporais isolados, especialmente nas regiões capixabas e em vários pontos de Minas.

Em São Paulo, a tendência é de diminuição da chuva, que se torna mais isolada e restrita ao Litoral Norte e Vale do Paraíba. As máximas ficam em torno de 23 °C na capital paulista, 25 °C no Rio e 28 °C em Belo Horizonte.

Centro-Oeste com pancadas irregulares e risco de trovoadas

A presença de umidade na atmosfera mantém o tempo instável em parte do Centro-Oeste. Em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde, podendo ser localmente fortes e acompanhadas de trovoadas.

No Mato Grosso do Sul, o tempo fica mais firme, com sol entre poucas nuvens e chuva restrita ao norte, centro e sul do estado. As temperaturas ficam elevadas, chegando a 32 °C em Campo Grande e 31 °C em Cuiabá.

Nordeste tem chuva passageira no litoral e ar seco no interior

No Nordeste, o destaque vai para a nebulosidade persistente na faixa litorânea leste, com pancadas rápidas e passageiras entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. No interior, o sol predomina e o ar seco preocupa: em áreas do Piauí e leste do Maranhão, a umidade relativa do ar pode ficar próxima de 12%.

Esse nível de secura requer atenção redobrada com a hidratação e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.

Norte segue com temporais e chuva intensa em vários estados

A instabilidade também persiste sobre o Norte do país. Há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes em Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, centro-sul e oeste do Pará, além do Tocantins. Em alguns pontos, há risco de temporais e acumulados expressivos de chuva.

No Amapá, o sol aparece com mais força durante a manhã, mas as chuvas avançam no fim da tarde, ganhando intensidade nas áreas centrais e litorâneas.

Destaque para ventos fortes e alertas

As rajadas de vento variam entre Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, e também na faixa litorânea do Maranhão ao Rio Grande do Norte. Em pontos do litoral gaúcho e nordestino, as rajadas podem chegar a 70 km/h.
A população deve ficar atenta a descargas elétricas, alagamentos pontuais e quedas de galhos nas áreas sob alerta de temporais.

Temperaturas máximas previstas (15/10/2025)
Cidade Máxima prevista
Porto Alegre 27 °C
São Paulo 23 °C
Belo Horizonte 28 °C
Rio de Janeiro 25 °C
Salvador 31 °C
Goiânia 31 °C
Cuiabá 31 °C
Campo Grande 32 °C

Acompanhe as próximas atualizações da previsão ao longo da semana na sua região.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
14°31°
4mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
15°28°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
15°29°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
15°27°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
15°29°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
15°26°
0mm
saiba mais
Imagem Tardes ficam mais quentes em SP e chuva volta na quarta

Tardes ficam mais quentes em SP e chuva volta na quarta

Imagem Previsão Brasil (11/11): Tempo se estabiliza no Sul e instabilidades se espalham pelo Centro-Norte

Previsão Brasil (11/11): Tempo se estabiliza no Sul e instabilidades se espalham pelo Centro-Norte

Imagem Frente fria avança pelo litoral da Bahia e Salvador volta a ter chuva forte

Frente fria avança pelo litoral da Bahia e Salvador volta a ter chuva forte

Imagem Semana começa com tempo firme no Sul e instabilidades pelo Centro e Norte do país

Semana começa com tempo firme no Sul e instabilidades pelo Centro e Norte do país