Na sexta-feira (24/10), o panorama meteorológico do Brasil será variado e exige atenção especial para três condições principais: chuva voltando com força no Sul, ventania generalizada e queda de umidade no Sudeste/Centro-Oeste, e instabilidades isoladas no Nordeste e Norte.
Sul
No Rio Grande do Sul, uma área de baixa pressão centrada entre o Paraguai e o norte da Argentina favorece o escoamento de calor e umidade provenientes da região Norte, o que contribui para que a instabilidade vá ganhando força sobre parte do estado. À tarde, nas regiões oeste, campanha e sul gaúcho, há expectativa de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com raios e trovoadas. Nas demais áreas gaúchas, o tempo tende a ser firme durante o dia, mas com destaque para rajadas de vento que podem ultrapassar os 50 km/h, mesmo sem chuvas. Ainda nessa área, o ar seco ganha força à tarde, podendo derrubar a umidade relativa do ar para níveis críticos.
Em Santa Catarina e Paraná, o predomínio será de tempo firme na maior parte dos estados. Apenas no litoral paranaense e no litoral norte catarinense haverá chance de chuva fraca e isolada, devido à umidade marítima advinda do oceano. No noroeste paranaense, o calor se destaca à tarde, com máximas acima dos 30 °C e queda acentuada da umidade em grande parte do interior.
Sudeste & Centro-Oeste
Na região Sudeste, a capital paulista verte um cenário de tempo firme, com sol e calor predominando. A mínima inicia por volta de 12 °C em São Paulo e a máxima deve alcançar 28 °C. No decorrer da tarde, a umidade relativa do ar despenca, podendo atingir valores críticos — especialmente no interior paulista, onde pode ficar abaixo de 20 %. Há ainda previsão de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h na Grande SP. Espirito Santo e norte do Rio de Janeiro podem receber nebulosidade favorecida pela circulação marítima, com possibilidade de chuva isolada a moderada.
No Centro-Oeste, graças à atuação de uma área de alta pressão em níveis médios da atmosfera, predomínio de tempo firme, sol entre algumas nuvens, calor e ar seco ganham força. À tarde, a umidade relativa do ar também entra em níveis de atenção — podendo ficar abaixo de 30% em muitas áreas. No noroeste de Mato Grosso, porém, instabilidades que atuam no Norte podem avançar e ocasionar pancadas de chuva com raios e rajadas de vento, incluindo eventual episódio mais forte.
São Paulo (capital) – Sexta-feira (24/10): mínima em torno de 12 °C, máxima estimada em 28 °C, com sol entre poucas nuvens. O ar seco à tarde pode derrubar a umidade a níveis críticos. Sábado (25/10): mínima sobe para ~13 °C, máxima até 31 °C, céu aberto predominantemente, umidade novamente em alerta. Domingo (26/10): mínima em torno de 15 °C, máxima prevista em 33 °C, com ventos de 40-50 km/h e ar seco intensificado — ar pré-frontal em avanço. Início da próxima semana: avanço de nova frente fria deverá provocar instabilidades, com temperaturas máximas menores (~27 °C) e possibilidade de chuva à tarde.
Nordeste & Norte
No Nordeste, destaque para o litoral da Bahia — sobretudo entre o litoral sul e o recôncavo — onde a circulação de umidade marítima e a presença de um cavado meteorológico em níveis médios reforçam as instabilidades e mantêm o potencial para chuva forte e persistente. No interior nordestino, o tempo segue mais aberto, com calor e queda acentuada da umidade relativa do ar. No Norte, os temporais concentram‐se pelo Amazonas, Acre, Rondônia e sul de Roraima, com chuva ganhando força ainda pela manhã. No Pará, instabilidades mais localizadas ocorrem no oeste; Amapá e Tocantins seguem com sol, calor e, no caso de Tocantins, alerta para índices críticos de umidade à tarde.
Tendência para o fim de semana
O avanço de uma nova frente fria deve espalhar a chuva pelo Sul e, aos poucos, levar instabilidades também para parte do Sudeste e do Centro-Oeste. O domingo será marcado por calor intenso e aumento das nuvens, com a chegada das primeiras pancadas de chuva no oeste paulista e no sul de Mato Grosso do Sul.
Acompanhe a previsão atualizada na Climatempo. O tempo muda e o fim de semana promete fortes contrastes entre o calor e a chuva em várias regiões do país. Fique ligado na Climatempo para acompanhar as atualizações em tempo real da previsão do tempo, alertas de chuva forte, rajadas de vento e frentes frias que se aproximam.
Acesse diariamente o site ou o APP da Climatempo e saiba como o clima vai influenciar sua cidade nas próximas horas.



