A previsão do tempo para esta terça-feira (29/09) indica uma mudança importante nas condições meteorológicas no Centro-Sul do Brasil. Uma área de baixa pressão se organiza entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul e, associada à aproximação de um cavado em níveis mais altos da atmosfera, favorece o processo de ciclogênese e a organização de uma nova frente fria. A combinação desse sistema com o transporte de umidade e uma atmosfera bastante aquecida e instável mantém condições para chuva forte e temporais na Região Sul. Ao longo do dia, a frente fria começa a avançar, aumentando gradualmente as instabilidades também em direção ao Paraná e a áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Região Sul – (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul): chuva forte, temporais e rajadas de vento
O tempo continua instável, especialmente no Rio Grande do Sul, onde a atuação da baixa pressão e a organização da frente fria favorecem uma nova rodada de convecção. A elevada disponibilidade de umidade, a instabilidade atmosférica e o cisalhamento do vento criam um ambiente favorável à formação de tempestades severas.
Há previsão de chuva e temporais desde as primeiras horas no Rio Grande do Sul, acompanhados por descargas elétricas, granizo e rajadas fortes de vento. O estado fica em alerta para temporais, com condição de perigo no centro-norte e na metade oeste. Até a noite, a tendência é de diminuição das instabilidades.
No sul e oeste de Santa Catarina, as instabilidades aumentam pela manhã e avançam para outras áreas durante o dia. No sudoeste e sul do Paraná, a chuva ocorre com moderada a forte intensidade entre o fim da manhã e a tarde, espalhando-se posteriormente.
Há risco de temporais isolados e acumulados elevados de chuva no extremo oeste e sul catarinense, na divisa com o Rio Grande do Sul, além do oeste, sudoeste e áreas centrais do Paraná. No norte paranaense, o tempo ainda fica mais firme durante parte do dia, mas a chuva pode chegar no fim do período, de maneira isolada e com moderada a forte intensidade.
As temperaturas diminuem em grande parte da Região Sul devido à nebulosidade e à chuva. No norte do Paraná, porém, a condição pré-frontal mantém o calor. As rajadas variam entre 50 e 70 km/h no Paraná, em Santa Catarina, no norte e litoral norte gaúcho e na Região Metropolitana de Porto Alegre, podendo alcançar 90 km/h no norte paranaense e entre as serras Gaúcha e Catarinense.
Região Sudeste – (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo): chuva avança sobre São Paulo enquanto calor persiste
A terça-feira marca o início de uma mudança mais significativa no Sudeste, principalmente em São Paulo. O avanço das instabilidades pelo Sul e a aproximação da frente fria aumentam gradualmente a disponibilidade de umidade sobre o estado paulista.
No começo do dia, podem ocorrer pancadas isoladas no oeste e em áreas do norte de São Paulo. A partir da tarde, as pancadas ganham força, inicialmente de maneira irregular, com potencial para chuva forte no leste, litoral, oeste, sudoeste, sul, região central, nordeste e noroeste paulista.
Há risco de temporais no oeste, sudoeste e sul do estado, além da possibilidade de chuva forte, raios e rajadas intensas. Antes da chegada das instabilidades, o calor continua, principalmente no interior. As rajadas de vento variam entre 50 e 70 km/h em grande parte de São Paulo e podem chegar a 90 km/h no extremo oeste, sudoeste e sul, especialmente perto da divisa com o Paraná.
Em Minas Gerais, o tempo permanece predominantemente quente e estável. O Sul de Minas, a Zona da Mata e o Triângulo Mineiro podem registrar pancadas isoladas de moderada a forte intensidade ao longo do dia. A umidade relativa do ar varia entre 21% e 30% no norte mineiro e pode se aproximar de 12% no noroeste do estado.
No Rio de Janeiro, o tempo permanece quente e mais firme, embora exista possibilidade de chuva fraca a moderada no extremo sul fluminense. Já o Espírito Santo segue sem mudanças significativas e ainda distante da atuação mais direta do sistema frontal.
Região Centro-Oeste – (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal): temporais avançam sobre Mato Grosso do Sul
Os primeiros efeitos da mudança no padrão atmosférico aparecem em Mato Grosso do Sul. Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal permanecem, em sua maior parte, sob influência de uma massa de ar muito quente e relativamente seca.
Mato Grosso do Sul será o primeiro estado da região a sentir uma mudança mais efetiva provocada pelo sistema frontal. Entre a tarde e a noite, aumentam a nebulosidade e as condições para chuva, com risco de temporais isolados.
Há previsão de chuva moderada a forte no sul, região central, sudoeste, sudeste, oeste e leste sul-mato-grossense, com maior risco de temporais nas áreas mais ao sul. As rajadas de vento podem chegar aos 70 km/h.
Em Mato Grosso, há possibilidade de chuva isolada no norte, região central e oeste. Durante a tarde, pancadas isoladas também podem se formar no oeste e noroeste do estado.
Goiás e Distrito Federal permanecem sob predomínio de calor intenso e baixa umidade. No centro e leste goiano e no Distrito Federal, os índices de umidade podem variar entre 21% e 30% e chegar perto de 12% em alguns pontos.
Região Nordeste – (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão): tempo mais estável e chuva isolada no litoral
O padrão de maior estabilidade continua predominando em grande parte do Nordeste. A frente fria que atua no Centro-Sul ainda não exerce influência direta significativa sobre a região, enquanto o interior permanece sob uma massa de ar quente e mais seco.
No oeste da Bahia, a umidade relativa do ar pode variar entre 12% e 30%. No litoral entre Rio Grande do Norte e Sergipe, há possibilidade de chuva fraca a moderada e isolada, associada ao transporte de umidade do oceano pelos ventos de leste.
Também pode chover no litoral do Maranhão, onde a circulação costeira e a disponibilidade de umidade favorecem pancadas localizadas. Na faixa litorânea nordestina, as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h.
Região Norte – (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins): chuva forte em áreas da Amazônia e calor em outras áreas
As instabilidades continuam associadas principalmente à convecção tropical, favorecida pela elevada disponibilidade de calor e umidade, enquanto a frente fria em organização no Centro-Sul ainda não exerce influência direta sobre a maior parte da Região Norte.
Há previsão de chuva em grande parte do Amazonas, com moderada a forte intensidade. No Acre, Rondônia, grande parte de Roraima e oeste do Pará também podem ocorrer pancadas ao longo do dia.
No Acre, sul do Amazonas e setores de Rondônia, a combinação de elevada umidade e aquecimento deixa a atmosfera mais favorável à formação de nuvens carregadas, com possibilidade de pancadas localmente fortes.
Belém e Macapá permanecem com calor e pouca chuva. Nas demais áreas, o tempo segue firme e com poucas nuvens. Durante a tarde, o aquecimento aumenta e as temperaturas continuam elevadas. No Tocantins e em grande parte do centro-leste do Pará, a menor disponibilidade de umidade dificulta a organização da chuva. No centro-sul tocantinense, a umidade relativa do ar pode ficar entre 21% e 30%.
Capitais em destaque:
São Paulo – SP: pancadas fortes, trovoadas e rajadas de vento. O sol aparece entre poucas nuvens pela manhã. Durante a tarde e também à noite, há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento de até 60 km/h. A temperatura máxima pode chegar aos 34 °C.
Rio de Janeiro – RJ: chuva na madrugada e abertura de sol durante o dia. Chove de forma fraca a moderada durante a madrugada. Pela manhã e ao longo do dia, o sol predomina entre algumas nuvens, com maior abertura do céu durante a tarde. A máxima pode alcançar 32 °C.
Belo Horizonte – MG: tempo firme e calor. O dia será marcado pelo predomínio de sol, com temperatura máxima podendo chegar aos 34 °C.
Porto Alegre – RS: chuva forte e risco de temporais. Chove desde cedo e ao longo do dia, com moderada a forte intensidade, risco de temporais, acumulados elevados e possibilidade de transtornos. Até a noite, as condições do tempo melhoram. A máxima pode chegar aos 24 °C durante a tarde.
Curitiba – PR: nevoeiro e aumento da chuva. Durante a madrugada, há chance de nevoeiro. Pela manhã, o sol aparece entre poucas nuvens. À tarde e à noite, aumentam as condições para chuva, que pode ocorrer com moderada a forte intensidade e trovoadas. A máxima pode chegar aos 25 °C.
Campo Grande – MS: chuva forte e trovoadas. Há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas por trovoadas, durante a tarde e também à noite. A temperatura máxima pode alcançar 36 °C.
Cuiabá – MT: tempo firme e calor intenso. O dia segue com tempo firme e poucas nuvens no céu. A máxima pode chegar aos 41 °C.
Confira a previsão completa no site da Climatempo e aproveite uma experiência sem anúncios com o Climatempo Plus.



