logo
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Previsão Brasil (31/10): Tempo instável avança pelo país nesta sexta-feira

Redação

30/10/2025 às 12:19

Compartilhar
Imagem da notícia Previsão Brasil (31/10): Tempo instável avança pelo país nesta sexta-feira
Previsão do tempo para o Brasil

Sul: Na região Sul do país, a circulação de umidade na atmosfera vai manter a chuva em parte da área. Entre Santa Catarina e Paraná, o céu ficará mais encoberto ao longo do dia, com condições para pancadas de chuva de intensidade entre fraca e moderada, com potencial para episódios mais fortes. Também pode chover de forma mais isolada no Rio Grande do Sul, especialmente na metade norte e litoral do estado. Já em áreas do oeste catarinense, o tempo será mais estável, apenas com variações de nebulosidade. No norte do Paraná, haverá perturbações na atmosfera local que, somadas à presença de umidade, ainda devem gerar nuvens carregadas no decorrer do dia. Em alguns pontos, poderão ocorrer pancadas de chuva localmente fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Sudeste: Na região Sudeste, a presença de uma frente fria próxima à costa e algumas perturbações em níveis mais elevados da atmosfera devem manter o tempo instável sobre praticamente todos os estados da região. Já pela manhã, as pancadas de chuva começam a ganhar força no interior de São Paulo, e ao longo das horas se espalham por Minas Gerais. Em Minas, o cenário é de alerta para temporais com volumes pontualmente elevados, sobretudo entre o centro-sul e a zona da mata mineira. Também haverá risco de fortes pancadas de chuva no interior do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. No estado mineiro, a condição será contrastante: em áreas do norte, o tempo deve seguir mais aberto durante o dia, apenas com variações de nebulosidade, com atenção especial à baixa umidade do ar.

Na Capital paulista: Sexta-feira (31/10): O tempo segue instável e as pancadas de chuva começam desde as primeiras horas do dia. As mínimas estão previstas em torno de 14 °C. No decorrer do dia, céu mais carregado e encoberto, com chance de chuva fraca a moderada em diferentes momentos. A máxima será perto de 22 °C. À noite, a chuva enfraquece, mas o céu permanece mais encoberto.

Centro-Oeste: No Centro-Oeste, ainda haverá influência do fluxo de umidade sobre a região, favorecendo a formação de nuvens carregadas no norte e leste de Mato Grosso do Sul, boa parte de Mato Grosso e no centro-sul de Goiás. Também chove com intensidade fraca a moderada no Distrito Federal. Por outro lado, as demais regiões de MS, além do sul de MT e norte goiano, seguirão com padrão de tempo mais aberto durante o dia. À tarde, os termômetros seguem em elevação e a sensação será de abafamento.

Nordeste: No Nordeste, o tempo deverá seguir predominantemente estável na maior parte da região, com chuva restrita em alguns pontos isolados da costa leste — influenciada por ventos marítimos sobre o continente. No interior nordestino, predomínio de sol e calor ao longo do dia, com alerta de baixa umidade do ar durante as horas quentes da tarde.

Norte: No Norte do país, o fluxo de umidade contribuirá para que instabilidades persistam entre os estados do Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, o centro-sul do Pará e o Tocantins. As pancadas de chuva seguirão irregulares, mas podem ocorrer com forte intensidade, e eventuais temporais não estão descartados. Na metade norte do Pará e no Amapá, o padrão será mais estável, com sol e calor ganhando força.

Principais destaques

  • Outubro termina com temporais ganhando força em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
  • A capital paulista apresenta risco de chuva forte nesta sexta-feira (31).
  • Instabilidades seguem espalhadas entre o Centro‑Oeste e o Sul do Brasil neste fim de semana.
  • No interior do Nordeste, o ar seco vai predominar.
  • Alerta para temporais entre o Amazonas e o Pará.
  • O primeiro fim de semana de novembro será marcado pelo aumento da chuva no Centro-Sul e temporais podem causar transtornos no Paraná, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
  • Novembro começa abafado e instável; chuva se espalha e acumulados serão elevados nos primeiros dias do mês.
  • Frentes frias e alternâncias de tempo vão marcar o mês.

Tendência para o fim de semana – sábado (01/11) e domingo (02/11)

O primeiro fim de semana de novembro será marcado pela intensificação das instabilidades sobre o país. No sábado (01/11), uma área de baixa pressão atmosférica combinada à passagem de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera vai reforçar e espalhar as chuvas principalmente sobre o Centro-Sul do Brasil.

Sul

As pancadas de chuva ganham força já pela manhã no interior do Paraná, com risco de chuva localmente forte e temporais isolados, acompanhados por raios e rajadas de vento. Em Santa Catarina, as instabilidades também se espalham entre os vales, o litoral e o leste do estado, com variação entre fraca e moderada intensidade. No Rio Grande do Sul, a umidade favorece episódios isolados de chuva no litoral, enquanto o interior segue com tempo firme e sensação de abafamento à tarde.

No domingo (02/11), o avanço do cavado e a presença de calor e umidade reforçam os temporais em toda a Região Sul. O Paraná segue com maior atenção para chuvas volumosas e ventos fortes, e Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão pancadas de chuva que se espalham a partir da tarde, com intensidade moderada a forte.

Sudeste

No sábado, o tempo permanece instável em todos os estados. As pancadas de chuva se intensificam no interior de São Paulo e avançam para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo no decorrer do dia, com risco de chuvas fortes e raios. Apesar da instabilidade, o calor e a sensação de abafamento continuam.

No domingo, as instabilidades persistem sobre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com possibilidade de temporais localizados e rajadas de vento. No Espírito Santo, a chuva será mais isolada, mas o tempo segue abafado. Áreas do norte mineiro devem ter tempo mais aberto e quente.

Centro-Oeste

Durante o sábado, a presença da baixa pressão e do cavado meteorológico mantém o tempo bastante instável em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. As pancadas de chuva podem ser fortes, acompanhadas de ventos e descargas elétricas, especialmente à tarde.

No domingo, o padrão segue similar, com chuvas intensas e possibilidade de temporais, sobretudo no Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. O dia será abafado, mesmo com temperaturas menos elevadas devido à nebulosidade.

Nordeste

No sábado, algumas instabilidades que atuam sobre o Tocantins avançam para o sul do Maranhão e do Piauí, podendo causar chuva forte e ventos. Também chove em pontos isolados da costa leste, mas de forma passageira e fraca. O interior nordestino segue com tempo firme, calor intenso e baixa umidade do ar.

No domingo, as instabilidades permanecem sobre o sul do Maranhão e do Piauí, podendo alcançar o oeste da Bahia à tarde. O restante do Nordeste continua sob sol forte e ar seco.

Norte

O sábado será de chuvas irregulares, porém intensas, entre Tocantins, Amazonas, Pará e Roraima, com risco de temporais. No Acre e em Rondônia, chove de forma isolada, enquanto o Amapá tem tempo mais aberto.

No domingo, o cenário se repete: chuvas fortes e isoladas em Tocantins, Pará, Roraima e Amazonas, enquanto Acre e Rondônia seguem com pancadas ocasionais. No Amapá, o predomínio é de sol e calor.

Acompanhe a previsão para a sua região aqui no site da Climatempo!


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
15°19°
8mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
15°18°
7mm
saiba mais
Guarulhos - SP
15°18°
6mm
saiba mais
Diadema - SP
15°18°
7mm
saiba mais
Osasco - SP
15°18°
7mm
saiba mais
Santo André - SP
15°18°
9mm
saiba mais
Imagem Ar seco e calor intenso marcam a virada de outubro para novembro no Nordeste

Ar seco e calor intenso marcam a virada de outubro para novembro no Nordeste

Imagem Previsão Brasil (30/10): Chuvas intensas atingem o Sudeste nesta quinta-feira

Previsão Brasil (30/10): Chuvas intensas atingem o Sudeste nesta quinta-feira

Imagem Chuva intensa em Salvador desafia mineração e obras: Climatempo leva soluções à Exposibram 2025

Chuva intensa em Salvador desafia mineração e obras: Climatempo leva soluções à Exposibram 2025

Imagem Previsão Brasil (29/10): temporais em São Paulo e chuva forte no Sul do Brasil

Previsão Brasil (29/10): temporais em São Paulo e chuva forte no Sul do Brasil