Os primeiros dias de 2026 seguem marcados por um cenário de atenção para chuva forte e volumosa entre o Espírito Santo, o norte do Rio de Janeiro e áreas de Minas Gerais. A combinação entre a presença de uma frente fria semi-estacionária e o estabelecimento de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) contribuiu para a intensificação das instabilidades e para a ocorrência de volumes elevados de precipitação nos últimos dias.
Em diversas localidades dessas regiões, os acumulados já ultrapassaram os 150 milímetros e, em alguns pontos, chegaram ou superaram os 200 milímetros, especialmente no leste mineiro, no centro-norte fluminense e em cidades capixabas.
Chuva intensa e persistente mantém risco elevado
O alerta para temporais e volumes elevados de chuva segue válido ao longo desta segunda (5) e terça-feira (6), período em que a instabilidade permanece reforçada pela atuação da ZCAS. Além da chuva forte em alguns momentos, o principal fator de preocupação é a persistência da chuva, que ocorre com poucos intervalos de trégua.
Como o solo já se encontra bastante encharcado em muitas áreas, o potencial para transtornos permanece elevado, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas, elevação de córregos e rios, além da possibilidade de deslizamentos de terra, especialmente em áreas de encosta.
Alerta geo-hidrológico reforça atenção
Diante desse cenário, o CEMADEN emitiu um alerta de risco hidrológico e geológico para esta segunda-feira (05). O órgão aponta limiares moderados para riscos hidrológicos e entre moderado e alto para riscos geológicos nas áreas mais afetadas.
Para a terça-feira, a tendência é de manutenção desse cenário, com a continuidade da chuva e do risco associado a deslizamentos e cheias de rios de menor porte.
Até quando a chuva forte preocupa?
A condição de atenção para chuva volumosa deve persistir até pelo menos a quarta-feira (7), quando há expectativa de que o episódio de ZCAS comece a se desorganizar. A partir da segunda metade da semana, o padrão atmosférico tende a mudar gradualmente.
No fim da semana, a previsão indica que a região deve permanecer apenas sob condições para pancadas de chuva isoladas, típicas do verão, com menor persistência e volumes mais irregulares.
Enquanto isso, a recomendação é acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os alertas meteorológicos, especialmente em áreas com histórico de alagamentos e deslizamentos. Para saber como fica o tempo na sua cidade e acompanhar os avisos mais recentes, acesse o site da Climatempo.




