A população da Grande São Paulo, e de outras regiões do estado de São Paulo, vai enfrentar uma grande variação das condições do tempo nos próximos dias. Uma das situações que vai chamar muita atenção é a grande variabilidade da temperatura, fazendo com que as pessoas saiam do calor para o friozinho mudanças do tempo serão provocadas pela passagem de duas frentes frias pelo estado de São Paul em 24 horas. Estas grandes mudanças do tempo serão provocadas pela passagem de duas frentes frias pelo estado de São Paulo. As grandes elevações de temperatura vão acontecer nos dias de pré-frontal, isto é, condições meteorológicas especiais que antecedem a chegada da frente fria.
Pré-frontal aumenta o calor em SP nesta quarta
O sol apareceu forte nesta terça-feira no estado de São Paulo fazendo com que a temperatura aumentasse rapidamente. No início da tarde, o calor já chegava a 35°C em áreas do Noroeste Paulista. Na cidade de São Paulo a temperatura chegou aos 30ºC.
Nesta quarta-feira, 5 de novembro, o calor aumenta em todo o estado de São Paulo por causa da situação pré-frontal. Horas antes da chegada de uma frente fria, que avança pelo litoral da região Sul do Brasil, ventos quentes voltam a predominar sobre o estado e ajudam a aquecer o ar, junto com o sol aparecendo durante muitas horas. Na cidade de São Paulo, a temperatura deve ficar em torno dos 32ºC nas horas mais quentes da tarde. O interior deve ter temperaturas entre 32ºC e 37ºC. O litoral também esquenta e deve ter calor entre 30ºC e 32ºC.
Por causa do calor e do ar úmido que já está sobre o estado de São Paulo, nuvens carregadas podem se formar durante a tarde trazendo pancadas de chuva com raios para todas as regiões paulistas. Algumas dessas pancadas poderão ter moderada a forte intensidade, inclusive na Grande São Paulo. Mas a chuva vai acontecer de forma rápida e em pequenas áreas.
Temperatura cai na quinta-feira
Durante a quinta-feira, 6, com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista, ventos frios e úmidos voltam a soprar sobre o estado. O impacto desta mudança na direção dos ventos terá sentido no sul e no leste do estado de São Paulo. É nessas regiões, onde estão a Grande São Paulo, o litoral, os Vales da do Paraíba e do Ribeira, que a quinta-feira terá uma grande queda de temperatura em relação ao calor do dia anterior. A sensação vai ser até de um friozinho na região da capital paulista, num dia com predomínio de céu nublado e possibilidade de chuva a qualquer hora. Na cidade de São Paulo, a temperatura poderá cair de 8ºC a 10ºC em relação ao dia anterior.
O litoral paulista pode ter momentos com chuva moderada. Mas para a Grande São Paulo e para as outras áreas no sul e leste, não há expectativa de chuva intensa durante a quinta-feira.
O vento fresco chega ao interior paulista, mas com pouca intensidade e sem causar grandes alterações na temperatura. A sensação será ainda de calor e tem previsão de pancadas de chuva, à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes em alguns locais.
Nova pré-frontal na sexta-feira e mais calor em SP
Na sexta-feira, 7 de novembro, a frente fria que provocou a queda de temperatura na quinta se afasta rapidamente. Ao mesmo tempo, o estado de São Paulo volta a entrar em outra situação pré-frontal, por causa de uma nova frente fria que estará se formando sobre o Sul do Brasil, junto com um ciclone extratropical. Novamente ventos quentes voltam a predominar sobre São Paulo e, junto com o sol ao longo do dia, a temperatura sobe rapidamente na Grande São Paulo e em todas as regiões paulistas. A tarde da sexta-feira será bastante quente e há previsão de pancadas de chuva, mas que não vão se prolongar por muito tempo.
Frente fria em SP no sábado
No sábado, 8 de novembro, uma nova queda da temperatura ocorre no estado de São Paulo por causa da frente fria que estará avançando sobre o estado. Além de muitas nuvens e chuva, o ciclone extratropical associado a esta frente fria vai trazer fortes rajadas de vento para todas as regiões paulistas que vão dificultar a elevação da temperatura. O sábado será um dia com tempo instável, com risco de chuva moderada a forte em todas as regiões paulistas.
No sul e leste de São Paulo, a temperatura cai mais no domingo e a sensação será de friozinho o dia todo na Grande São Paulo.




