Por volta das 3 horas da tarde desta quarta-feira, 8 de outubro, a região de Iguape, no litoral sul de São Paulo, tinha um dos maiores acumulados de chuva em 24 horas do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia já registrava 81,2 mm acumulados entre 15 horas do dia 7 e 15 horas do dia 8 de outubro de 2025. Algumas áreas de Ubatuba, São Vicente, Peruíbe, São Sebastião, Caraguatatuba e Praia Grande acumularam de 40 mm a 55 mm neste período, aproximadamente, pela medição do Cemaden – Centro Nacional de Alertas e Monitoramento de Desastres Naturais.
Este é apenas o início do aumento das precipitações pelo litoral paulista que começaram a ocorrer com a passagem de uma frente fria. Uma combinação de fatores vai fazer com que a chuva continue persistente e mais volumosa nas próximas 48 horas.
Chuva persistente e transtornos
A chuva vai continuar frequente por todo o litoral paulista nesta quinta e sexta-feira, 10 de outubro. A chance de temporais com raios é baixa. A preocupação dos meteorologistas da Climatempo é com a chuva persistente, com moderada forte intensidade durante várias horas, gerando grandes acumulados de água em vários locais do litoral paulista.
Durante o fim de semana, as áreas de instabilidade já enfraquecem. Períodos com sol já poderão ocorrer durante o sábado, mas ainda pode chover a qualquer hora, mas sem risco de chuva intensa. Durante o domingo, feriado de 12 de outubro, a nebulosidade e as condições para chuva diminuem bastante pelo litoral paulista. Isso vai permitir que o sol apareça forte por várias horas elevando rapidamente as temperaturas.
Com a previsão de grandes acumulados de chuva, a Climatempo alerta para o risco de alagamentos nas cidades litorâneas nestes próximos dois dias. O acúmulo de água sobre os morros será grande e não se pode descartar completamente algum deslizamento de terra. Procure a Defesa Civil em caso de algum sinal de movimentação de terra.
Estimativa dos volumes de chuva
Volumes de chuva elevados para esta época do ano devem ser acumulados em vários locais do litoral paulista nos próximos dias. Entre os dias 8 e 12 de outubro de 2025, os acumulados podem variar de 70 a 150 mm. A maior parte da chuva deve acontecer nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de outubro.
Por que a chuva vai aumentar?
O aumento da frequência e do volume de chuva no litoral paulista nos próximos dias está relacionado com um forte acúmulo de umidade, por causa de ventos marítimos persistentes e moderados que vão predominar até o sábado. Além disso, a circulação de ventos em níveis médios da atmosfera, em torno de 5 km de altitude, vai atuar para concentrar esta umidade e estimular a formação de muitas nuvens de chuva pelo litoral paulista.
A circulação de ventos começa a mudar durante o fim de semana, o que vai permitir a melhora do tempo.