Apesar dos temporais que aconteceram nos últimos dias em alguns locais do norte e do leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, a maioria das regiões paulistas vem sentindo deficiência de precipitações em janeiro, que é um dos meses tecnicamente mais chuvosos no estado. Mas as condições meteorológicas mudam essa semana e a chuva aumenta no estado de São Paulo. A população deve ficar atenta para os problemas causados pela chuva intensa. A semana terá vários dias com temporais, em diversas regiões paulistas, incluindo a Grande São Paulo.
Por que a chuva vai aumentar em SP?
Os últimos dias foram de muita chuva na maioria das áreas da região Sudeste do Brasil, com a atuação do segundo episódio deste ano da ZCAS – Zona de convergência do Atlântico Sul. Mas o estado de São Paulo ficou fora das áreas de instabilidade desta ZCAS.
A ZCAS terminou no domingo, 25 de Janeiro, e não há previsão de passagem de frente fria pela costa paulista nos próximos dias. Porém, durante esta última semana de janeiro, a circulação de ventos sobre o Brasil vai manter um corredor de umidade em direção a São Paulo, ao centro-sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No fim da semana, a expansão de uma área de baixa pressão atmosférica do Paraguai em direção ao Brasil vai ajudar a formar áreas de instabilidade em parte do estado de São Paulo. O acúmulo de umidade combinado com a elevação de temperatura esperada para esta semana, vai facilitar a formação de nuvens carregadas. Estas nuvens devem se formar em todas as regiões paulistas, com potencial para provocar temporais típicos de verão. A chuva pode cair forte em algumas áreas, mas em geral não se prolonga por muitas horas.
Onde a chuva será mais volumosa?
Até a quarta-feira, 28 de janeiro, as pancadas de chuva mais fortes e frequentes devem acontecer em áreas de São Paulo próximas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Na quinta e na sexta-feira o risco de temporais tem de aumentar no centro-oeste do estado de São Paulo.
Atenção com os transtornos provocados por temporais
Não há expectativa de tempo chuvoso no estado de São Paulo esta semana. Todas as regiões paulistas vão poder contar com várias horas com a presença do sol e temperaturas altas à tarde, mas dentro da normalidade. Porém, as fortes pancadas de chuva são esperadas para a tarde e noite nos próximos dias e podem causar alagamentos e outros transtornos nos centros urbanos.
Fique atento às informações diárias da previsão do tempo no site e nas redes sociais da Climatempo e às orientações da Defesa Civil. Atenção aos alertas especiais emitidos para o seu celular.
Chuva de janeiro na capital supera os 200 mm, mas não atinge a média
O temporal que caiu na tarde do dia 25 de janeiro na zona norte da cidade de São Paulo deixou 58 mm acumulados na região da estação meteorológica do Mirante de Santana. Após a chuva intensa, o total de chuva em janeiro subiu para 216,2 mm. A média histórica de precipitação para janeiro é de 292 mm.




