logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Clima e Previsão do Tempo

Chuva ganha força em MG e ES com risco de temporais

Instabilidade avança sobre os dois estados e provoca chuva forte, com risco de alagamentos e mais de 50% da média de abril em um único dia.

Guilherme Borges

15/04/2025 às 17:27

Compartilhar
Imagem da notícia Chuva ganha força em MG e ES com risco de temporais
Fonte: GettyImages

A chuva volta a ganhar força sobre Minas Gerais e Espírito Santo nesta quarta-feira (16), com previsão de temporais ao longo do dia. A instabilidade deve se intensificar especialmente na faixa central de Minas Gerais, incluindo a capital Belo Horizonte, e no sudoeste capixaba, áreas que estão na rota das tempestades.

O cenário é resultado da atuação de um cavado, que é como uma extensão de uma área de baixa pressão. Esse sistema, que se desloca lentamente desde o início da semana sobre o Brasil, chega a Minas Gerais nesta quarta-feira e favorece o avanço das nuvens carregadas pelos dois estados.

De acordo com o mapa de risco meteorológico, há alerta para tempestades nas áreas marcadas em roxo, que abrangem justamente a faixa central mineira e o oeste capixaba. Já nas regiões em vermelho, que cobrem grande parte de Minas Gerais e a porção oeste do Espírito Santo, o alerta é para temporais com chuva forte, raios e ventos. No norte de Minas e na faixa central e leste capixaba, a previsão é de pancadas com intensidade moderada a forte.

Figura 1- Mapa de risco para essa quarta-feira 17 de Abril de 2025. Fonte: Climatempo

Figura -1- Mapa de risco para esta quarta-feira 16 de Abril de 2025. Fonte: Climatempo

Belo Horizonte pode receber mais de 50% da chuva de abril em um único dia

A capital mineira está no foco da chuva nesta quarta-feira. O acumulado previsto para Belo Horizonte é de 50 mm, o que representa mais de 60% da média histórica de abril, que gira em torno de 82 mm. Abril é, naturalmente, um mês de pouca chuva na capital, o que torna esse volume ainda mais expressivo.

Chuva continua nos próximos dias e pode passar dos 100 mm em alguns pontos

A instabilidade não se limita à quarta-feira. A previsão indica que a chuva continuará nos próximos dias, principalmente entre quinta-feira (18) e domingo (20). Os acumulados previstos para esse período podem chegar a 80 mm em diversas áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo, com pontuais que podem ultrapassar os 100 mm.

Figura 2

Figura 2 – Acumulado de chuva previsto entre quinta 17 de abril de 2025 e 20 de abril. Fonte: Climatempo.

Apesar da tendência de diminuição da chuva ao longo do final de semana, o solo já encharcado aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, principalmente em áreas vulneráveis. A população deve acompanhar os avisos e orientações das defesas civis estaduais e municipais.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
20°33°
10mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
20°33°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
20°33°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
20°33°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
20°33°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
20°33°
0mm
saiba mais
Imagem Alerta para temporais e ventos fortes na Grande SP

Alerta para temporais e ventos fortes na Grande SP

Imagem Frente fria avança pelo Brasil com temporais e queda de temperatura

Frente fria avança pelo Brasil com temporais e queda de temperatura

Imagem Rio Grande do Sul: turismo, sabores e paisagens para curtir o ano inteiro

Rio Grande do Sul: turismo, sabores e paisagens para curtir o ano inteiro

Imagem Radar meteorológico do RS é destaque em conferência internacional e reforça segurança da população

Radar meteorológico do RS é destaque em conferência internacional e reforça segurança da população