logo
Ícone do tempo agora
São Paulo, SP / --°
Entraravatar
  • Previsão
    • 15 Dias
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • Vento
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Alertas
    • Podcast
    • Vídeos
    • Ver todas categorias
  • Chuva
  • Mapas
  • Agroclima
  • Produtos Climatempo
    • SMAC
    • Agroclima Pro
    • API
    • Levantamento de dados
    • Ocean Report
    • Relclima
    • Weather Index
    • Climatempo Academy
    • Climatempo Infra
  • Contato
Clima e Previsão do Tempo
Alerta de chuva forte, ventania e frio intenso no centro-sul do BRMais detalhes

Chuva marca o Natal no Sudeste e se prolonga durante a semana

Sequência de dias chuvosos no Sudeste traz riscos hidrológicos e transtornos.

Guilherme Borges

23/12/2024 às 16:47

Compartilhar
Imagem da notícia Chuva marca o Natal no Sudeste e se prolonga durante a semana

A véspera de Natal será marcada por tempo instável em boa parte do Sudeste do Brasil, com destaque para uma sequência de dias chuvosos nos quatro estados da região. Este cenário é resultado da atuação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), somada a outros sistemas meteorológicos que estão intensificando os volumes de chuva. A previsão indica acumulados significativos até o final da semana, com riscos de temporais e impactos em diversas áreas.

Chuva volumosa na terça-feira

Nesta terça-feira, o tempo seguirá instável, com destaque para boa parte do estado do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais, onde há previsão de tempestades (temporal + chuva volumosa) áreas em roxo no mapa. Áreas marcadas em vermelho no mapa de risco o risco é para temporais.

  • Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro: Esses estados concentram os alertas mais críticos para chuvas intensas e volumosas, com possibilidade de transtornos urbanos, como alagamentos e deslizamentos.
  • São Paulo: A chuva também estará presente, variando de moderada a forte intensidade. Embora os acumulados não sejam tão expressivos quanto nos outros estados, a presença constante de precipitação pode gerar impactos localizados

Figura 1- Mapa de Risco para essa terça-feira 24 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo.

Chuva significativa no final de semana

O final de semana já foi marcado por elevados acumulados de chuva em boa parte da região Sudeste. Os registros das últimas 72 horas mostram volumes expressivos em várias cidades:

Esses acumulados reforçam o padrão de instabilidade que persiste na região e indicam uma tendência de continuidade ao longo da semana.

Alerta do CEMADEN para eventos hidrológicos

O CEMADEN considera moderada a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões da Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri, no estado de Minas Gerais; região Norte e Noroeste Fluminense, no estado do Rio de Janeiro; e em todo o estado do Espírito Santo. Essa previsão está associada às pancadas de chuva com intensidade moderada a forte nessas regiões. Neste contexto, não se descarta a possibilidade de enxurradas, inundações pontuais de córregos canalizados e alagamentos temporários de áreas rebaixadas, principalmente em locais densamente ocupados e com alta impermeabilização do solo.

20241224_hidro.png

Figura 2- Mapa de Risco alagamento para essa terça-feira 24 de dezembro de 2024. Fonte: CEMADEN.

Previsão para o restante da semana

Além da terça-feira, a chuva seguirá presente ao longo da semana em toda a região Sudeste. Segundo os mapas de acumulados previstos, os volumes deverão ultrapassar os 80 mm em muitas áreas até o final da semana. Algumas regiões, principalmente no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, podem registrar acumulados superiores a 100 mm, como indicado nas áreas em vermelho do mapa.

Figura 3- Mapa de acumulados previsto entre terça-feira 24 de dezembro de 2024 e 28 de dezembro de 2024.  Fonte: Climatempo.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
15°25°
5mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
16°26°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
16°26°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
16°24°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
16°26°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
16°25°
0mm
saiba mais
Imagem Parada SP: confira a previsão para o evento na cidade de São Paulo

Parada SP: confira a previsão para o evento na cidade de São Paulo

Imagem Bloqueio começa a enfraquecer no Brasil Central | Previsão 21 e 22 de junho

Bloqueio começa a enfraquecer no Brasil Central | Previsão 21 e 22 de junho

Imagem Quando o clima para o jogo: Palmeiras x Al Ahly e o alerta meteorológico em grandes eventos

Quando o clima para o jogo: Palmeiras x Al Ahly e o alerta meteorológico em grandes eventos

Imagem Drones oceânicos brasileiros monitoram terremotos no fundo do mar

Drones oceânicos brasileiros monitoram terremotos no fundo do mar