A presença de um sistema de baixa pressão no mar próximo à costa da Região Sudeste e a atuação de um cavado meteorológico promove o desenvolvimento de áreas de instabilidade sobre boa parte do estado de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira, 16.
A chuva começa a ganhar mais força nas próximas horas e a Climatempo mantém o risco elevado para temporais localizados entre o Vale do Paraíba, a região da Serra da Mantiqueira e o extremo sul de Minas e do Rio de Janeiro até o final do dia.
Atenção entre o norte e centro-leste do estado de São Paulo– incluindo a região metropolitana de SP –, não estão descartados eventuais episódios de chuva forte localizada, seguidos por raios e rajadas de vento de até 50 km/h.

Áreas de instabilidades associadas a presença de uma baixa pressão e um cavado, aumentam a chance de chuva entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – Fonte: Climatempo
No período da noite, a chuva chega na região metropolitana do Rio de Janeiro – com atenção para chuva moderada a forte. Ao longo do dia, os ventos continuam soprando com forte intensidade em todo o estado fluminense, com rajadas que podem variar entre 51 e 70 km/h. O Espírito Santo segue com chuva concentrada na faixa litorânea, ainda podendo vir forte em regiões mais próximas do sudeste de Minas e do norte do Rio de Janeiro.