A passagem da frente fria no Sul do país favorece na formação de algumas áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo nesta quarta-feira (20).
Todo o estado de São Paulo terá uma quarta quente – a elevação de temperatura será significativa em todas as regiões, inclusive na capital. Ainda de manhã, podemos ter alguns núcleos de chuva se formando sobre o sul e oeste paulista, com atenção na divisa do estado com o Paraná, pela ocorrência de chuva moderada a forte.
Durante a tarde, com o deslocamento da frente fria do Sul para o mar, algumas áreas de instabilidades combinadas com o calor podem estimular nuvens carregadas e pancadas localizadas e isoladas por mais regiões do estado. Atenção: Essas pancadas de chuva devem ser pontuais e ainda, sim, o predomínio será de sol.
A Climatempo mantém a possibilidade para chuva com moderada a forte intensidade em pequenas áreas e por pouco tempo. Tem previsão de chuva para a Grande SP e capital, mas, sem indicativo de volumes elevados.
Na quinta (21), algumas cidades do centro-norte, oeste e leste paulista, incluindo, regiões de Campinas, Sorocaba e a própria cidade de SP, podem receber chuva isolada durante a madrugada e o final da manhã – com o sol voltando aparecer forte ao longo do dia e a instabilidade diminuindo.
Destaque para o calor
O deslocamento desta frente fria até estimula alguns núcleos de chuva entre quarta e quinta pelo estado, porém, a presença do bloqueio atmosférico de uma forte massa de ar quente que fica pelo interior do país vai dificultar a expansão das áreas de chuva e mantém boa parte do estado de SP com tempo firme e com temperaturas bem elevadas. Desta vez, o calor não só vai continuar, como aumenta até o sábado (23) com previsão de máximas em torno de 32 a 33 °C na capital até o final da semana.
E fiquem ligados! o calorão está com horas contadas e SP vai se preparar para mais um sobe e desce de temperaturas com mais uma mudança na direção de ventos já no domingo (25), diminuindo novamente as temperaturas.