Conforme alertado pela Climatempo, a região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro está tendo fortes pancadas de chuva na tarde desta terça-feira, 16 de setembro. A chuva é provocada pela tendência de circulação horária que está sendo observada nesta região e também pela circulação ciclônica de ventos que está se organizando sobre o mar, entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A combinação destas circulações de vento com o aumento da umidade e o calor armazenado na atmosfera geraram as nuvens carregadas.
A imagens captada pelo satélite meteorológico GOES 16 (acima) mostra a grande quantidade de nuvens sobre o estado de São Paulo, em áreas do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e do centro sul do Rio de Janeiro. Nesta coloração as nuvens mais carregadas aparecem em tons de azul e branco.
Até às 17h30, no Sul de Minas, em apenas 10 minutos, o Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 5,8 mm na região de Delfim Moreira e quase 6 mm na região de Itajubá. Em Marmelópolis choveu 7,2 mm em 1 hora. A região de Cunha, no Vale do Paraíba Paulista, acumulou 14,2 mm em 3 horas de chuva e a região de Bananal teve quase 27 mm no mesmo período. A região de Bragança Paulista teve chuva forte acumulando 17 mm em 3 horas.
As pancadas de chuva continuam acontecendo no Vale do Paraíba, no Sul de Minas e no estado do Rio de Janeiro no decorrer da tarde e também na noite desta terça-feira. Há chance de pancadas de chuva na Grande Belo Horizonte e na Zona da Mata Mineira.
No estado do Rio de Janeiro a chuva caiu forte na região Barra Mansa acumulando 22 mm em apenas 1 hora e também em Porto Real, que teve 21,2 mm em 1 hora. As áreas de chuva que já passam pelo sul do estado do Rio de Janeiro, atingindo a região de Paraty e de Angra dos Reis, avançam para o Grande Rio onde há possibilidade de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade nas próximas horas.
A região do norte do estado de São Paulo também está sujeita a pancadas de chuva nas próximas horas e em parte da noite desta terça-feira.
Mais pancadas de chuva para esta quarta-feira
Para esta quarta-feira, 17 de setembro, há condições para mais pancadas de chuva nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Mas na maioria das áreas destas regiões, a chuva que ocorrer será muito irregular, em pequenas áreas e de curta duração. Em cidades grandes, pode chover em um bairro e não chover em outro.
No extremo norte de Goiás, que inclui a Chapada dos Veadeiros, no Noroeste de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha, divisa de Minas com o sul da Bahia, os níveis de umidade no ar permanecem muito baixos nesta quarta-feira e não há expectativa de chuva.
As áreas mais favoráveis para a ocorrência de chuva nesta quarta-feira são a região entre o litoral norte do Rio de Janeiro e a Grande Vitória, no Espírito Santo, no oeste/sudoeste de Mato Grosso do Sul, áreas de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, no oeste, centro e norte de Mato Grosso e na região de Cuiabá.

As áreas em amarelo indicam regiões onde há maior chance de chuva no dia 17/9/25 (Fonte: Climatempo)